Resenha: Desfragmentos - Elaine Rodrigues


 
  Título:  Desfragmentos 
  Autora:  Elaine Rodrigues
    Gênero:  Crônicas e poesia
     
     Formato: Ebook




Sinopse: Você já se sentiu perdido? Desencontrado de si no tempo e no espaço? Com a impressão de que sua alma foi fragmentada? Com a sensação de ter sido interiormente estilhaçado por um amor não correspondido, por uma amizade perdida ou por um sonho frustrado? Já ficou procurando alguma coisa que perdeu no tempo — mas sem saber bem o quê? Se sim, então este livro foi escrito para você.

Desfragmentos é um mergulho no mar da existência. São 20 textos abordando temas como: conflitos, cansaços existenciais, decepções, amizade virtual, ansiedade, coração aberto, liberdade interior, natureza, casamento, sensibilidade, recomeços. Com toques de poesia, literatura, filosofia e fé, a autora usa uma linguagem leve para falar de coisas profundas, e uma linguagem profunda para falar de coisas leves.

  Oi, pessoal!  Hoje trago a resenha desse livro que eu li que me impactou bastante há alguns dias. 

  Desfragmentos é uma obra com vários temas atuais, e a autora usou uma sensibilidade e profundidade para trabalhá-los que nos impressiona.
  Elaine dispõe nas crônicas e poemas o seu coração e a sua alma, de modo que somos  levados para uma viagem de reflexão poética que culmina em uma linda metamorfose interior. 

  Sabe aquelas obras em que mergulhamos fundo no conteúdo dos palavras, e que ao finalizarmos  a leitura delas  sentimos que estamos diferentes? 

Quando isso acontece sentimos uma leveza na alma, como se algo realmente mudasse em nosso interior após aquela leitura. Foi exatamente assim que me senti após ter lido essas maravilhosas palavras escritas por essa professora magnífica, apaixonada por literatura e que tenho a honra de ter conhecido por que além de ser uma pessoa incrível, tem me agregado muito conhecimento também, e  isso é o que eu mais gosto de colecionar nessa vida por que é a única coisa que não podem nos tirar.

  O livro é recheado de citações preciosas utilizando grandes mestres da literatura como base para os argumentos de cada capítulo. 

Aqui estão algumas citações: 


"Escrevo para reparar a ferida fundamental, que rasga nossa alma, porque todos estamos feridos."   Alejandra Pizarnik

"Qual de vós, irmãos, não escreve todos os dias quatro ou cinco tolices que desejariam ver apagadas ou extintas? Mas, ai de todos nós! Não há mortes para nossas tolices! Nas bibliotecas e nos escritórios dos jornais, elas ficam, as pérfidas! catalogadas, guardadas; e lá vem um dia em que um perverso qualquer exuma as malditas e arroja-as à face de quem as escreveu." 

 (Olavo Bilac. Gazeta de Notícia, 13/1/1901)



"Escrever é correr; é suar em busca da expressão mais adequada ao texto, para, depois de encontrá-la, apagá-la; ela não era tão compatível assim. E recomeça o árduo ofício de reescrever. "O prazer de escrever está mais no trabalho de reescrever o material — não existe escritor, mas reescritor." Rubens Marchioni 


  Essa citação descreve com perfeição o que significa escrever de verdade. É  um processo árduo, cansativo, algumas vezes desanimador, mas vale a pena aperfeiçoar a obra assim como um pintor aperfeiçoa seus traços até poder mostrar ao mundo a sua linda pintura.

  Escritores querem pintar com as palavras um pouco das nuances da alma humana e talvez fazer do mundo um lugar um pouco melhor para se viver. Um lugar com mais amor, mais alegria, mais magia, mais sonhos, mais esperança e perdão.  

“Os sensíveis são simultaneamente mais infelizes e mais felizes que os outros.” Clarice Lispector.

   Quando penso em mim como escritora percebo que essas coisas é que me movem a continuar escrevendo. Quero transmitir meu coração por meio das obras e utilizar essa ferramenta para trazer sementes positivas e transformadoras para a vida dos meus leitores.

 Claro que ser reconhecido é o desejo de todo autor, mas antes de qualquer coisa se a sua obra fizer a diferença na vida de alguém, então já valeu a pena as madrugadas digitando por horas seguidas até a exaustão,  os convites que você deixou de aceitar para trabalhar no livro, e o todo o tempo que você dedicou a uma minuciosa pesquisa para ambientar sua história, enfim todo esforço valeu a pena se o livro tocar  o coração de alguém. 


  Um dos trechos que mais me marcou foi este aqui, me senti totalmente identificada com as palavras da autora: 

"Sempre fui movida pela revolta. Sou inconformada. Tenho uma cólera intensa e interna aflorando nas situações difíceis, nos dias turvos, nas noites frias. Tenho um ódio orgânico e espiritual me arremessando contra a humilhação, contra a dor, contra qualquer tipo de crise. Esse furor positivo socorreu minha vida muitas vezes ao pé do abismo." 

   E o trecho a seguir sobre amizade é um dos mais belos que já pude ter a oportunidade de ler. Nunca havia encontrado uma descrição tão completa e profunda como essa. É  fantástica! 

  "A amizade é isto: uma agulha de ouro encontrada no palheiro da existência. Ela é a cota de humanidade em nós. É o vestígio da infância que ficou. É, como disse Clarice Lispector, uma trilha sonora acompanhado nossos dias. Por isso, quando um amigo morre, a vida fica sem música; e o silêncio machuca nosso interior todos os dias. Sofremos. Choramos. Lamentamos... como pequenino sente ao ver seu amado presente quebrado para sempre. No entanto, se essa amizade foi construída na rocha, nem o silêncio ou a morte a destruirá. Ela ecoará até o fim de nossas vidas. Embora o verdadeiro amigo não esteja presente, sua essência é tão forte quanto um perfume agradável e durável aspergido em nossos corações. Recordaremos as brincadeiras, as confissões, as lágrimas, as discussões, as conciliações, as descobertas, as afinidades, os sorrisos... Porque a amizade pura marca para sempre nossas vidas — e nos torna crianças outra vez."



  A leitura de Desfragmentos  é leve e fluída, é prazerosa e nos traz grandes aprendizados. Eu amo livros que promovem mudanças dentro de mim, que me fazem querer ser uma pessoa melhor no mundo. Elaine desnuda os sentimentos humanos com maestria, e nos ensina a ter mais empatia com aqueles que sofrem, ao mesmo tempo discorre muito bem sobre assuntos do cotidiano  sem esquecer de mencionar a importância da oração ou meditação para ajudar quem está imerso em uma dor profunda assim como estava nosso querido Tolstói que admitiu que ter procurado a espiritualidade o ajudou a enfrentar suas angústias e melancolias. 

E falando ainda sobre Tolstói  aqui está um trecho da matéria que saiu sobre ele na  revista época:  

"Havia algo, porém, que impedia Tolstói de ceder à tentação do suicídio. “Tinha medo da vida, desejava livrar-me dela e, no entanto, ainda esperava dela alguma coisa”, confessou. Voltou-se para a Igreja Ortodoxa em busca do sentido da vida, mas viu que os mais religiosos eram também os mais hipócritas. Observou como a nobreza devota temia as privações materiais, o sofrimento e a morte. Apenas os mujiques não tinham medo da morte e, ao contrário da elite, sua religião não era etérea. Para os camponeses, uma vida piedosa consistia em “trabalhar, resignar-se, suportar e ser misericordioso”. Ao observar como as pessoas mais simples não se desesperavam diante da morte, Tolstói encontrou um significado para a fé que ultrapassava as definições oferecidas pela religião: “A fé é o sentido da vida humana, graças ao qual o homem não se destrói e vive. [...] a essência de qualquer fé consiste que ela dá à vida um sentido que a morte não destrói”.

Se quiserem ler a matéria completa é só acessar o link:  Tolstói cultivou a fé para vencer o suicídio.
Vale a pena lê-la por que é muito interessante. Eu pouco conhecia sobre o autor e foi através das resenhas em vídeo feitas pela Elaine que também é uma grande professora de português e apaixonada por literatura, que eu muito admiro e tenho o prazer de tê-la como amiga. Por meio dela conheci um pouco mais sobre o autor, e desejei ler suas obras para entender mais sobre a mente dele, até por que assuntos ligados à mente humana e doenças psicológicas tem despertado meu interesse nos últimos anos, e ele me fascinou pela sua força e garra para vencer sua depressão e os desejos suicidas por meio da fé. 

  Este  livro é a estreia dela como escritora e começou muito bem, pois fico orgulhosa em ver que o livro está em excelentes posições na Amazon. Eu te convido a mergulhar nessa obra e tenho certeza que não vai terminar de vê-la da mesma forma que começou. 

Eu amei e recomendo! 
Beijos! 















Nenhum comentário