Entrevista com a autora Priscila Debly

 


      Entrevista com a autora Priscila Debly 




    Oi, pessoal!  Hoje trago uma novidade para vocês, a partir de agora farei mais entrevistas com autores aqui no blog. 
    Era algo que eu já tinha em mente faz tempo, mas como agora também sou colunista da Revista Resenha Literária de organização da Ana Ferreira, então estas entrevistas além de fazer parte  da minha coluna, também estarão aqui para que possam ler e partilhar.
    Vamos conhecer o trabalho de vários autores em seus diferentes gêneros e estilos de escrita.  Começamos hoje com a querida Priscila Debly, de quem já li dois livros incríveis que é a duologia Espelho, espelho meu e Grito nas Estrelas, e agora estou lendo seu lançamento que é o Mil beijos. 

 BLOG: Quem é a autor(a)?
 R: Uma mulher sonhadora,  amável, leal, espiritualizada, apaixonada pela vida e 
pela literatura, assim é Priscila Debly.

 BLOG: Se você pudesse se descrever em três palavras, quais seriam?

R: Escritora, mãe, Xamânica.
 
BLOG: O que te motivou a se tornar escritora?

R: As aulas que lecionei de literatura e as leituras ficcionais.

 
BLOG: Escrever significa...

R: Expressar ideias e me sentir viva.

 
BLOG: Quantos e quais são seus livros publicados?

R: Meus Romances: “Espelho espelho meu, qual crush escolho eu?” (2018), 
“Grito das estrelas”(2019), pela Editora Coerência; e o último lançamento 
“Mil beijos para um coração partido” (2020), publicação independente (livro físico e e-book) 
na Amazon.com ; e participo da antologia “Contos para um mundo melhor”, 
editora Xeque-Mate.
 

BLOG: Qual o seu livro mais recentemente lançado? 

R: “Mil beijos para um coração partido” (2020), publicação independente em livro 
físico e e-book na Amazon.com


BLOG: Qual livro mais te marcou ou é seu favorito entre os que escreveu?

R: Acredito que “Mil beijos para um coração partido” devido à personagem Luz 
do Universo, pois ela é um ser mítico e muito espiritualizado.


BLOG: Qual dos seus livros foi o mais difícil de escrever?

R: O livro Grito das estrelas, pois fiz pesquisas em aldeias e em artigos científicos 
como as Dissertações.


BLOG: Como você vê a questão da representatividade em obras que abordam
 transtornos emocionais e feminicídio nos livros?

R: Eu abordei estes assuntos, principalmente, no livro Grito das estrelas como forma 
de libertação das mulheres que sofrem transtornos mentais. 
E também como forma de denúncia do feminicídio, principalmente no que tange as
 mulheres indígenas. Isso me causa um nó na garganta até hoje. 
E o livro foi uma das maneiras que achei para colocar para fora e desabafar, denunciar.


BLOG: Quais instruções você gostaria de dar para alguém que deseja trabalhar 
esse tema? Você tem alguma obra que possa recomendar sobre isso 
além dos seus aclamados Espelho, Espelho meu, e Grito nas estrelas?

R: Acredito que os dois livros, de formas diferentes e no formato ficcional, abordam 
essas questões. Mas não existe receita mágica de como trabalhar Feminicídio 
ou transtornos mentais nas obras, pois há muitos exemplos vivos e estão presentes na 
nossa sociedade o tempo todo.

No meu caso com as obras, eu pesquisei muito e também entrevistei pessoas 
que passaram por turbulência psicológicas, como a Esquizofrenia. 
No caso do feminicídio eu pesquisei dados nos artigos científicos para fundamentar
melhor as hipóteses.


BLOG: O que tem lido ultimamente?

R: Eu leio muito Romances. Mas o último livro lido foi as crônicas do 
“Correio para Mulheres”, Clarice Lispector.

 
BLOG: Quais são as suas referências literárias? Quais os seus autores favoritos?

R: A principal é a Clarice Lispector. Depois passei a gostar de uma autora chamada 
Kristian Hannah que escreve dramas.

 
BLOG: Algum dos seus personagens foi inspirado em alguém real?

R: Ah, essa pergunta é complicada (risos). Um deles foi sim, mas foi a personagem 
secundária, Sofia, do livro “Espelho espelho meu, qual crush escolho eu?”, foi uma amiga 
muito querida da adolescência.

BLOG: Você possui algum ritual para escrever? 
Gosta de fazer roteiros ou simplesmente deixa a inspiração te levar?

R: Amo fazer roteiros. 
Depois que aprendi a fazer roteiros das obras, tudo fluiu naturalmente 
e dificilmente eu tenho bloqueio de escrita. 
Ritual eu tenho só um: ouvir músicas inspiradoras para cada momento dos capítulos 
construídos.

 
BLOG: Um defeito e uma qualidade?

R: Defeito: Sou ansiosa e venho trabalhando isso no Budismo e meditação.
 Qualidade: Persistente no que me proponho a fazer.

 
BLOG: Um sonho?

R: Morar próximo da natureza e poder visualizar a mata.


BLOG: Quais as dicas que pode dar a um escritor principiante?

R: Leia muito. Faça roteiros de escrita, pois facilita muito o trabalho e não 
dá bloqueio criativo. Se puder faça cursos com pessoas competentes no mercado da escrita.

                                           
 Biografia da autora 

Priscila Debly, escritora e professora de Literatura, mestranda em Literatura Brasileira 
pela Universidade Federal/SP.
Dedica seu tempo para escrever romances ficcionais, onde extravasa sua imaginação 
e cria amores possíveis e impossíveis para os leitores suspirarem. 
Publicou os romances “Espelho espelho meu, qual crush escolho eu?” (2018),
 “Grito das estrelas”(2019), pela Editora Coerência; e seu último lançamento foi 
“Mil beijos para um coração partido” (2020), publicação independente na Amazon.com ;
 e participa da antologia “Contos para um mundo melhor”, editora Xeque-Mate.
 
Suas ideologias são: as mulheres são “girl power” e dominam o mundo 
(inclusive este tema aparece em seus livros); ama ler; viajar. 
E tem como inspiração a Clarice Lispector; dedica-se um tempo para estar próxima
 da natureza, pois é adepta a cultura indígena/Xamânica; ama de paixão séries e filmes,
 gatos e doces.
 
E desde que publicou sua primeira obra, ela matem contato direto com os leitores e
blogueiros por conversas no Instagram @prisciladebly, e divulga seus textos
 e resenha de livros no site: www.livroseinspiracao.com.br
 
Seu último lançamento foi o romance Mil beijos para um coração partido,
 publicação em livro físico e digital no site da Amazon.com
 (https://www.amazon.com.br/dp/B08KYVGLDH/ref=cm_sw_r_cp_awdb_imm_t1_FKW4DX3C60RRCXE8G70S) Esta obra ganhou um troféu de melhor Romance por votação dos internautas no Ig @voicesliteratura.

Obrigada por aceitar o convite para dar essa entrevista aqui no blog Priscila.
Amei te conhecer melhor, e ai pessoal gostaram? Sigam a autora nas redes sociais e 
confiram suas obras.

Até a próxima! 

Um comentário