Resenha: Capitu - Gisa Rocha

 Capitu por [Gisa SR]

 

 Obra: Capitu

Autora: Gisa S Rocha

Editora: The books

Nº de páginas: 320

Link do ebook: Kindle

Link do Físico: loja virtual the books

 Sinopse:

 Uma mente confusa, no corpo de uma jovem mulher de feições gentis e sorriso doce, que esconde em seu íntimo uma dor profunda. Romântica, Capitu procura um amor igual ao das páginas dos romances que devora, mas falha em sua busca.
Abandonada em um momento difícil e infeliz, ela não vê mais solução para sua vida e toma uma atitude drástica que mudará seu destino para sempre.
Tiberius é um homem de várias facetas, um leitor de romances inveterado, que tem a vida bem arquitetada e minuciosamente planejada. Médico dedicado, vai precisar pôr todo o seu conhecimento à prova para ajudar Capitu, a mulher que serpenteava seus sonhos, morava em seus pensamentos.
Dois caminhos diferentes, que se cruzam por acaso. Duas almas quebradas, mas que juntas encontram um no outro a sua redenção...

 

    Oi, gente!

    Estamos no setembro amarelo e hoje trouxe uma resenha especial de um dos livros que mais amei ler nos últimos dias. Capitu estava na minha lista de leitura há tempos, e finalmente consegui finalizar a leitura. 

    Quem me conhece sabe o quanto sou engajada nessa campanha, e esse livro me tocou profundamente, não podia deixar de falar mais abertamente sobre ele aqui assim posso comentar as situações do livro as quais eu me identifiquei.

     Vamos lá!

     Capitu é uma professora que sofre em um relacionamento tóxico com o noivo, e isso a afeta muito emocionalmente cada vez mais, ela demora a perceber o quanto aquela relação minou sua confiança e autoestima.
    Ela se apegava a tudo que podia para fugir da sensação de abandono a qual lidava há muito tempo, traumas antigos que marcaram seu coração. 

    Ela sofreu com o abandono da mãe na infância e negligência de seu pai violento e alcoólatra, além da falta de afeto de sua tia. Tudo isso a deixou com um lado cada vez mais sombrio.

    Capitu, após a tentativa de suicídio depois do abandono,  foi diagnosticada com transtorno de personalidade Borderline, e só assim entendeu o alvoroço da suas emoções descontroladas e como sempre era intensa em tudo, como oscilava tanto o humor de repente, e isso também explicou a razão de ela sentir anseio por punir tanto a si mesma. 

    Capitu sempre foi muito intensa em suas emoções e nunca entendeu a razão disso. Teve muitas perdas em sua vida e sua alma sofreu muitas dores emocionais em decorrência dos seus traumas. Ela se tornou insegura, desconfiada e achava que não podia mais ama e ninguém e nem merecia ser amada de verdade. A sua vida muda completamente com um golpe do destino e aos pedaços ela precisa arregaçar as mangas para recomeçar.

     Eu e ela somos bem parecidas em nossas paixões por livros clássicos e também nossa intensidade de ser, eu também sinto tudo ao meu redor em um turbilhão, quando amamos é pra valer e quando nos decepcionamos, a dor é enorme e devastadora algumas vezes.

 

" A confusão de sentimentos pode levar o indivíduo a construir um refúgio dentro de si próprio e, consequentemente, anular parte do mundo ao seu redor". 

    Como ela eu também tive muitos traumas e ainda lido com isso hoje em dia, ninguém nesse mundo está totalmente imune das pressões da modernidade e das doenças emocionais que ele pode causar em quem já tem alguma disposição a isso. 

    Capitu ama seu trabalho, mas ela projeta demais nos outros o amor que lhe foi negado em sua vida, precisa aprender a se amar mais para enxergar o quanto ela era maravilhosa ao invés de só se sabotar quando tem a chance de ser feliz.

     Mas tudo mudará quando o nosso querido e lindo doutor Tiberius, um psiquiatra atencioso cruzar seu caminho. Ele também carrega dores de perdas em seu coração, e jogou isso na profissão para entender o novelo da mente humana e ajudar outras pessoas.  O destino fez    com que eles se conhecessem e se aproximassem em um momento caótico da vida dela.

    Quem não gosta de um romance com médico? Eu amo e ele é maravilhoso, gente! Bom ouvinte, paciente, o tipo de doutor que realmente se envolve com o caso dos pacientes, aquele que deseja ver a melhora e tenta todos os recursos possíveis para isso.  

    A autora trabalhou o transtorno de Borderline com muito cuidado, é uma das poucas obras de ficção que vejo trabalhando o tema, e para quem não sabe é um transtorno de personalidade que tem alguns sintomas fortes que podem afetar os relacionamentos e outras áras do seu portador. 

    O Borderline faz com que quem o tem sinta vazio existencial, medo do abandono, seja ele real ou não, oscilações de humor em questões de horas, os relacionamentos são instáveis, há impulsos de ira, autoflagelo, e até mesmo busque refúgio em compulsões como alimentar, álcool ou drogas, ou outras coisas que tragam adrenalina, e ele se sente completo mais com o objeto da sua afeição do que sozinho, muitas vezes pode projetar no outro a sua felicidade. Não há cura, mas existe medicação para controlar o transtorno e a terapia também é fundamental nisso para tratar os gatilhos e ensina como não ceder a eles para evitar crises emocionais fortes.

    Eu fico bem feliz que a autora tenha conseguido pesquisar bem sobre o assunto para mostrar a intensidade em Capitu e também nos inspirar com a sua história. Como sou uma curiosa tô sempre estudando sobre temas psicológicos até para escrever sobre eles, notei que as informações passadas foram bem colocadas.

    Voltando ao livro, Tibérius é lindo, atencioso e apaixonante. Impossível não amá-lo.
O doutor está disposto a ajudar a moça apaixonada por ler livros clássicos no café, a se recuperar em seu tratamento.
Uma amizade sincera e um apoio às vezes é o que precisamos para conseguir desabar e lidar com nossos monstros interiores.

        A relação entre eles pode ganhar um novo papel, se aceitarem que o amor pode bater a porta de repente, e que precisamos abrir mão do nosso passado para dar espaço a ele.
Ele é paciente até que ela esteja pronta para abrir seu coração para quem a amasse de verdade porque o amor verdadeiro não machuca, não menospreza, ele é pautado na sinceridade, companheirismo e confiança. Ele nos faz ser a nossa melhor versão a cada dia, e esse é no objetivo de Tibérius ao se tornar amigo de Capitu, ele quer que ela se veja como ele a vê, tão incrível, linda, cativante. 

    Fiquei muito encantada com as reflexões da autora em início dos capítulos, são lindíssimas e nos fazem refletir bastante. A jornada de superação da Capitu  é incrível e emocionante. A verdade é que o abandono afetivo deixa profundas marcas em filhos, e não é fácil se recuperar das feridas emocionais causadas por isso, a terapia é uma grande aliada nesse processo, assim como o amor das pessoas próximas a quem enfrenta isso.

 

" Nenhuma escuridão tem o poder de tomar uma alma, não sem permissão. Quando você estiver prestes a ser engolido pelas trevas, fuja, grite, peça ajuda, use a luz. Ela sempre te trará de volta e levará a um lugar feliz". 
 

    Eu parabenizo a autora pelo seu cuidado com o tema, é um dos poucos livros que encontrei sobre o assunto. Fui muito envolvida pelos personagens, suas histórias e terminei o livro muito emocionada e encantada. Profundamente agradecida a autora por saber que temos uma obra assim trabalhando tão bem o TPB.

    Amei e recomendo! 









Nenhum comentário