Resenha: Resto de vida 02- Vates de nós - Eliza Edgar

 

Obra: Resto de vida 02 - Vates de nós

Autora: Eliza Edgar

Número de páginas: 593

Gênero: Drama


Sinopse: Abra este livro e entre na casa de Lucy e Benjamim cinco anos depois dos acontecimentos de Acróstico em Cy.
Aurora e Bianca, agora adolescentes, passam maus bocados por causa dos problemas financeiros resultados de um processo judicial e das adaptações feitas na casa para seu irmão caçula.
A sorte das meninas parece querer mudar quando Aurora recebe a proposta de viajar para outro estado a fim de iniciar sua carreira de bailarina profissional e Bianca começa a ganhar dinheiro com seu tio no mercado imobiliário. Porém as garotas não sabem que a emancipação custa um alto preço e que sair da casa dos pais pode não lhes garantir a tão almejada liberdade.

Vates de Nós é o segundo livro da trilogia Resto de Vida, que conta a história de quatro gerações das famílias Ramos, Cerveiro e Graciliano. Numa narrativa não linear, você acompanhará o conturbado e maravilhoso dia a dia de pessoas com problemas tão reais quanto os seus.


        Oi, gente! Hoje eu trouxe a resenha de um drama psicológico que li recentemente.  Resto de vida - Vates de nós se passa cinco anos após o primeiro livro, aqui temos as filhas de Lucy e Benjamim já jovens e vivendo as dores e desafios árduos dessa fase da vida.
    Bianca almeja sua independência financeira e liberdade, Aurora está deslumbrada com a chance de uma carreira no balé e com uma família que parecia perfeita, mas as aparências enganam e ela vai descobrir da pior maneira que se enganou e melhor era não ter saído de debaixo das asas de sua protetora e imperfeita mãe.

    O casamento de Lucy e Benjamim ainda vivia uma fase de reconstrução após ela ter saído de casa quando ficou encantada com a fama que tinha conseguido quando era uma artista em seu auge. O casal se esforça para manter a chama aquecida e tentam se manter de pé mesmo enfrentando muitos problemas financeiros.


" Eu e você somos um só. No dia em que eu não sentir mais o teu coração, o meu também parará de bater e ninguém vive só com metade do corpo, não é mesmo?"

    Eu considero esses dois lindos, fofos e complicados. Sabe aquela música do Raimundos?

 Me diz, Deus, o que é que eu faço agora?
Se me olhando desse jeito ela me tem na mão
Meu filho, aguenta
Quem mandou você gostar
Dessa mulher de fases?
Complicada e perfeitinha
Você me apareceu
Era tudo que eu queria
Estrela da sorte
Quando à noite ela surgia
Meu bem, você cresceu
Meu namoro é na folhinha
Mulher de fases".


    Essa canção é a cara desses dois, eles brigam e depois logo estão fazendo as pazes. Lucy é temperamental e Benjamim é um cara paciente até virar a página, quando ele explode a casa cai. Mas como não amar esses dois? Já me conquistaram desde o primeiro livro.💕

    São a Julieta e o Romeu da música, Ben é doce e a Lucy em alguns momentos demonstra ser muito devota e apaixonada por esse nosso pianista pra lá de especial. Os dois sofreram muito, são dois corações quebrados pela vida, pelos traumas e que encontraram fôlego pra nadar e respirar por meio da paixão que os uniu na juventude. Benjamim e Lucy batalharam contra seus inimigos em suas mentes, e essa batalha nunca foi fácil. Lucy ainda enfrenta momentos difíceis e de crises emocionais pelo seu passado pela culpa pelos seus erros, ela não se considera o melhor exemplo de mãe e esposa, e Benjamim tenta varrer seu passado obscuro para debaixo do tapete  e se encher do amor da esposa e dos filhos para esquecer as dores que atormentavam sua alma. 

    Esse louco e insensato amor será mais uma vez provado quando Benjamim é acometido por uma grave doença, o que faz com que Lucy mais uma vez sem querer acabe negligenciando os cuidados com seus filhos para se desdobrar e cuidar dele em função do seu tratamento.

    Resto de vida não segue uma narrativa linear porque transita entre presente e passado com facilidade, e isso nos ajuda a entender melhor os personagens e suas motivações para as decisões que tomaram.
    É interessante ver a maternidade de Lucy na época em que os filhos eram menores e a atual quando são jovens.  Ela é uma mãe até que liberal demais para o meu gosto, hehehe, tenta de todo jeito compensar Aurora, Bianca, Guto e Eric pelos erros que cometeu. 

     E por falar na Bia, é uma das personagens a qual mais me identifiquei nesse livro, principalmente por causa dos seus mommy issues, ou seja, os problemas que ela tem em seu relacionamento com a mãe. Por ser a filha mais velha é uma das que mais sofreu com o abandono e a ausência de Lucy por um tempo, e muitas vezes precisa deixar suas emoções de lado para ajudar os irmãos e ser forte quando as coisas estão complicadas em casa.

"Não quero ser amiga dela, eu sou filha! Eu quero achar colo quando precisar, quero  ter aquele sentimento que as pessoas falam de ter um porto seguro dentro de casa. Eu tô aqui, mas preocupada, porque não sei a hora que o meu telefone tocar e for lá de casa, qual o tipo de notícia que vou receber por conta da instabilidade emocional das pessoas que, na teoria, deveriam me proteger ao invés de pedirem socorro pra mim". 

    Ela é uma garota que só queria acolhimento e colo de mãe, e uma das coisas que mais gosto em Resto de vida é essa facilidade em jogar na nossa cara assuntos que nem sempre são falados abertamente e isso já chama atenção por si só. Nesses livros vemos famílias disfuncionais, maternidade tóxica, abandono parental, transtornos emocionais, abuso sexual,  depressão pós-parto, adoção, estresse pós-traumático, e suicídio, essas temáticas sensíveis são retratadas com todo cuidado pela autora, não há romantização aqui. 
    Apesar das temáticas fortes a autora equilibra os capítulos com cenas leves do cotidiano e até mesmo cenas cômicas, então dá pra ler tranquilo sem achar que vai se sentir atropelado por um caminhão durante a leitura. Esse não foi o tipo de livro que me deixou em posição fetal, entendem? 😂

    Resto de vida é cirúrgico, profundo, intenso, cheio de personagens complexos,  o tipo de livro que dá um tapa na cara da sociedade, sabe?  Há drama, romance, e uma trama com uma pitada de suspense que a gente sente uma montanha- russa de emoções. 

    Durante a leitura me vi refletindo sobre situações complicadas e que me identifiquei com algumas personagens, por exemplo, com a Bianca e Aurora  me identificava com os problemas na relação com os pais, em outros momentos me sentia conectada com a Lucy e seus dilemas em relação a maternidade e desejo de conciliar com a carreira sem que isso afetasse sua vida familiar, sentimentos conflituosos da maternidade real. 

"Tô triste, mãe. Sinto um desespero. É como se eu não prestasse mais pra nada. Me sinto amarrada, presa.  Eu não tenho nenhum motivo para me sentir assim, mãe. Eu sou uma droga mesmo, um lixo de gente!"

    Eu quis acolher cada personagem que sofre nesse livro, queria abraçar o Benjamim e a Lucy, assim como seus filhos e o  Marcos também. 😭😭
    Há um efeito dominó em relação as escolhas dos personagens da primeira geração e segunda geração nesse enredo, e nas famílias Cerveiro, Ramos e Graciliano algumas vezes a vida não passa de um castelo de cartas que é soprado e derrubado pelas mãos de gente poderosa e que se move por trás de um sistema corrompido e muito bem protegido dos olhos dos demais. 

    É como se tudo fosse um jogo de xadrez e nessa partida os reis tem todo o controle para eliminar os peões, cavalos e bispos sempre que necessário, afinal de contas, ninguém quer pedras em sapatos, não é mesmo?
    Os plots desse livro são de arrepiar, quando você acha que vai ficar tudo bem, não demora muito para acontecer algo grave e te deixar de queixo caído com as revelações,  segredos e mistérios aos poucos sendo solucionados. 
    
    Pra quem é fã de This is us como eu, costumo pensar que a trilogia Resto de vida é praticamente a This is us made in Brazil hehehe porque eu nunca encontrei livros tão intensos e marcantes assim sobre famílias como esses. Eu já li outros livros da autora e confesso que amei nebulosamente e o conto da prima, mas Resto de vida tá nos meus tops de livros favoritos da vida. 
    A gente ri, a gente chora, é uma loucura, mas é muito bom. É uma delícia ler livros assim, né? Eu amo porque obras desse jeito que me marcam profundamente e eu sempre saio evoluída ao concluir essas leituras.
    Eu fiquei com uma leve ressaca literária, é difícil condensar tudo que senti nesse livro em poucas palavras, mas eu tentei. 
    Parabenizo pelo excelente trabalho feito, pela abordagem dos assuntos delicados com cuidado até mesmo pelos gatilhos, aliás, eu tive poucos gatilhos com esse livro, me choquei com algumas cenas, alguns eventos inesperados me deixaram sem chão porque amava aquele personagem e não acreditei que aquilo aconteceu com ele, faz parte a gente criar conexões especiais com alguns personagens. 
    Foi maravilhoso aprender desse mundo por trás do sucesso, do show business e toda pressão que há por trás das cortinas de um espetáculo ou de uma carreira musical. Aqui ninguém é totalmente santo, inocente, perfeito, todo mundo erra, e alguns correm atrás do prejuízo para consertar as coisas, amo isso!
    Eu amei e recomendo! 
    



    
    

    

Um comentário

  1. Ainda estou procurando as palavras para te agradecer, Gia. Você fez realmente uma resenha, teve todo um cuidado, um trabalho... Trabalho maravilhoso! Perfeito! Muito obrigada pela oportunidade de ter sido lida por ti.

    ResponderExcluir