Resenha : Quando a escuridão bate à porta parte II




Olá pessoal!
Conforme eu disse na postagem anterior comentaria sobre os contos que mais me marcaram durante a leitura. Precisarei ser  breve  porque não quero que o texto fique muito extenso, pois a outra postagem ficou enorme ( risos).

Para os que ainda não leram este livro já aviso de antemão que é melhor preparar uma caixinha de lenços, pois o choro é livre ( risos), eu mesma perdi as contas de quantas vezes chorei durante a leitura. 

Não colocarei número nesta lista para não ser injusta com ninguém, apenas mencionarei os que mais foram profundos para mim.


  • Permita-se - Rodrigo Fonseca;
  • A garota que  perdeu a essência - Rodrigo Ortis Vinholo;
  • A nuvem - L.L Alves;
  • Doença da Alma - Pollyana M.
  • O peso das Nuvens- Lucas Hargreaves;
  • Cálida escuridão - Vivianne Sophie;
  • As marcas no calendário - Rodrigo Ortis Vinholo;
  • O jardim das ervas daninhas - Débora S. Mattana;
  • Luz no fim do túnel - Viviane Dutra;
  • Espaço que o vazio ocupa - Glau Kemp;
  • Lembranças - Judie Castilho;
  • Quero ver o sol - Mell Ferrarez;
  • Quando se encontra a luz - Ge Benjamim.


Essa antologia é um daqueles livros que quando a gente acaba de ler  fica com uma tremenda ressaca literária. É uma coletânea de contos que toca a gente lá no fundo do coração mesmo.
Eu me derramei em lágrimas e havia momentos em que parei a leitura para absorver o impacto das palavras que haviam no livro, eram muito fortes. Esse é o tipo de livro que uma vez que você leu, também ganhou um enorme aprendizado e mais um passo em direção à evolução como ser humano. Foi assim que me senti depois que finalizei a leitura da obra.


Permita-se  escrito por Rodrigo Fonseca


Eu li este conto durante um trajeto que fazia de ônibus, e literalmente me debulhei em lágrimas. As pessoas presentes talvez não entendessem, mas só quem já leu um livro em um local público ou transporte e chorou horrores sabe do que eu estou falando, ninguém entende por que a gente chora      ( risos), só nós sabemos o quanto aquela leitura nos tocou.
Este conto relata a história de um homem que perdeu duplamente no dia do seu casamento, pois sua esposa que estava grávida morreu minutos antes de entrar na cerimônia. Imagine só o sofrimento que isso causou nele. A leitura desse conto me deixou em baque. E no fim assim como todos os contos há uma mensagem positiva e de esperança para sair da escuridão e da dor.
Citação:

"Luidi crie uma lista de atividades tranquilizadoras e relaxantes para realizar quando tiver compulsão por ser ferir. Pode ser uma caminhada, tomar um banho quente, exercitar-se, orar ou até mesmo escrever mais".

A garota que perdeu a essência- Rodrigo Ortis Vinholo

Esta  história é uma belíssima e criativa releitura de "A  bela adormecida", pois de maneira inusitada nos prende na narrativa. Ele nos ensina sobre a importância de decidir vencer ou deixar o dragão ganhar a batalha. Também encontramos o poder da amizade retratado neste conto, já que a amiga da protagonista é quem a ajuda a sair da caverna e enfrentar a escuridão e seus monstros com coragem e persistência, pois sempre há uma luz no fim do túnel e algumas vezes só precisamos que alguém nos guie para encontrá-la.
Citação: 

"Eu sou a sua escudeira. Fico ao seu lado antes, durante e depois que a jornada começar".

A nuvem - L.L Alves

É um dos relatos mais impressionantes e fidedignos sobre a depressão,  utilizando-se de metáforas a autora nos mostra o quanto a depressão pode ir e voltar para a vida das pessoas de acordo com o momento  ou circunstância que ela está vivendo. Eu bem sei como são essas idas e vindas, e falei sobre isso na postagem anterior. A gente nunca sabe quanto tempo a depressão vai ficar viajando e quando ela nos dá um pouco de sossego tentamos aproveitar o máximo que a gente puder. 
A autora nos leva para uma viagem até o interior da personagem e dessa maneira conseguimos compreender melhor os sentimentos dela. Este conto mostra que cada segundo de vida é importante e cada  batalha vencida merece um sorriso verdadeiro.
Nem preciso dizer que este conto está no pacote das histórias que me deixou de ressaca  literária, não é?
Citação:

 " A nuvem continua nas redondezas, mas perdeu força há algum tempo...Fico triste por aqueles que têm de conviver com nuvens, porém, tenho esperança de que encontrarão uma forma de se libertar delas, seja através da música, da escrita ou de um encontro entre amigos."


Doença da Alma - Pollyanna M.


Relata a história de uma filha que sofre profundamente por causa da doença de sua mãe: Alzheimer. 
Este conto descreveu duas doenças em uma tacada só, pois a filha desenvolveu depressão enquanto tinha que cuidar da mãe, e a cada dia que passava ela apenas piorava. A protagonista já não encontrava mais sentido em continuar vivendo até que enfim notou que havia uma razão forte para isso, e se tratava de um pequeno ser humano que ansiava pela atenção dela e para que brincasse mais com ela. Aquele pequeno ser gerado por ela, a sua filha, tornou-se a sua razão para encontrar forças e seguir em frente. 
Eu me emocionei bastante com essa história porque me identifiquei muito com a personagem, visto que muitas vezes enquanto enfrentei as piores fases da  depressão pós-parto  a minha filha era a minha razão para vencer e me reerguer das cinzas. Eu tinha que ser forte por ela. Não queria nem imaginar o quanto ela ficaria triste se sempre me visse triste pelos cantos ou me escondendo no banheiro para chorar como muitas vezes eu fiz. 

Citação: 

"Não posso deixar de citar um fator que fez toda diferença no meu tratamento... Ele se encontra ao meu lado nesse exato momento sorrindo para mim, talvez imaginando em sua mente  criativa e inocente o que tanto escrevo nesse caderno. Minha filha. Ela me salvou... Renovei minha fé e fortaleci meu espírito... um fator que fez toda diferença no meu tratamento foi minha filha. Ela me salvou".

O peso das Nuvens - Lucas Hargreaves

O peso das Nuvens do autor Lucas Hargreaves  relata a história de Conrado, um jovem talentoso e bem-sucedido, mas que sentia infeliz e buscava  a solução para o seu  vazio existencial em vícios e em relacionamentos breves. Com a ajuda de alguém compreende que muitas vezes precisamos dar o braço a torcer e pedir ajuda porque tempestades, ou seja, a depressão não escolhe status social. 
  Citação: 

" Todos estamos sujeitos às tempestades que as nuvens carregam consigo. E, que,muitas vezes, por a ignorarmos, fazemos com que se prolonguem mais."


Cálida escuridão - Vivianne Sophie 

O conto relata a trajetória de Helen que mergulhou na escuridão e na dor após as perdas que teve em tão pouco tempo. A escrita surgiu em sua vida por causa de seu terapeuta que lhe incentivou a colocar no papel tudo o que sentia, com o passar do tempo aquela prática além de libertá-la, também se transformou em uma habilidade notável, foi assim que ela superou a depressão aos poucos e se tornou escritora.
Eu me identifiquei bastante com essa história porque a escrita é como um bote salva-vidas que me impede de me afogar na tristeza ou melancolia que insiste em bater à porta da minha vida constantemente. 
Citação:

 " Ás vezes pergunto-me se foi a escrita que salvou Helen ou se foi ela quem salvou a escrita, pois seus livros viajaram para vários cantos do mundo, encontrando pessoas necessitadas deles e que, como ela, também se agarraram a esperança e não desistiram de lutar".

O jardim das ervas daninhas - Débora S Mattana 


Este conto foi um dos que mais me tocou porque a história é lindíssima.  Eu me identifiquei bastante com a Lina, a protagonista, em muitas coisas, entre elas pelo fato de que com o passar do tempo também fui deixando a minha VITAE secar porque ervas daninhas foram surgindo em minha vida sem que eu conseguisse perceber. VITAE é a nossa vitalidade e esse conto nos ensina a importância de mantê-la sempre fortalecida apesar das adversidades que enfrentarmos durante a nossa jornada nesse mundo.
Preciso citar mais uma das lições desse conto que é a importância de aprendermos a nos amar como somos mesmo com nossas imperfeições. O amor próprio é necessário para encontrarmos a felicidade ou o caminho que leva até ela. Se a gente não consegue se amar assim como é, dificilmente conseguirá amar alguém na totalidade que ele precisa.

É preciso extirpar as ervas daninhas do jardim da nossa vida, pois elas ofuscam a beleza dele e impedem que possamos florescer.



Citação:

" Eu sou a sua vitalidade, sua alegria, seu amor próprio. Alimento-me das coisas que você ama e fui abandonada por você aqui há algum tempo."


 Luz no fim do túnel - Viviane Dutra 


O conto relata a história de uma personagem que tenta enfrentar a depressão sozinha e aos poucos é consumida pela dor e pela doença, isolando-se completamente do contato com outras pessoas. A personagem enfrenta muitas questões existenciais e reluta em pedir ajuda. 
A personagem é internada em uma clínica  para tratar a depressão, e no início fica bastante resistente a terapia, mas com tempo começa a desabrochar como um flor e ao se abrir cada vez mais, dá os passos necessários em direção a melhora no quadro. 
Ela descobre na pintura uma forma de expressar o que sente no âmago da sua alma, e percebe que a vida tem diversas nuances, algumas vezes estará cinza, em outras será mais colorida, mas ainda pode ser bela.


Citação: 

" Foi preciso ir ao fundo do poço para me dar conta do quanto a vida é bela e do quanto eu amo viver".

O espaço que o vazio ocupa - Glau  kemp

Esse conto relata a história de um irmão que durante anos se atormentou com uma grande culpa pelo estado vegetativo de sua irmã. Eu me senti tocada e chocada em muitos momentos durante a leitura. 

Para muitos assim como para ele o remédio é apenas um anestésico momentâneo para o tormento da dor. 

Confesso que o conto me lembrou o estilo de Stephen King em algumas coisas, apesar de não ter lido nenhuma obra dele, eu já vi muitas pessoas falando do estilo de escrita dele, principalmente quando o assunto é suspense ou terror. E esta história nos prende do início ao fim, a gente fica torcendo para que o personagem encontre um final feliz mesmo sabendo que isso é praticamente impossível. 

Citação: 


" O remédio pode preencher o vazio, mas não sei se quero que ele acabe... Não sei quem posso ser sem o vazio, por que ele sempre esteve aqui desde o Nat de 1985".


Lembranças - Judie Castilho 


Este conto  me impactou profundamente. Relata a história de uma mulher que estava a ponto de romper a linha da existência. Parecia que nada mais poderia prendê-la aqui. Até que se depara com outra pessoa pensando em dormir para sempre também. 

Meus olhos ficaram marejados enquanto eu mergulhava nessa história. 

Ás vezes parece que a única saída é desaparecer, mas a vida é uma caixa de surpresas e as memórias são as únicas coisas que ninguém pode nos roubar. As belas lembranças são importantes para nós trazer esperança quando os dias ficam escuros. 

A Judie me deu um nocaute com esse texto e nunca esquecerei as lições que ele me trouxe. Este conto é maravilhoso.

Citação: 

" ... Parece que não estamos sozinhos quanto imaginávamos... Nos vemos no consultório dele na próxima quinzena. Acho que também quero ser convencido."

Quero ver o sol - Pamela Ferrarez


Me vi em cada linha desse conto, é por isso que me emocionei tanto. Logo eu que tanto relutei que não precisava de psicólogo e psiquiatra, muito menos queria ficar viciada em remédio, por medo e desconhecimento como a personagem, demorei a reconhecer que sozinha não podia mais lutar contra o mar revolto da minha vida. Estava me afogando e era hora de buscar todos os recursos possíveis para não afundar mais. 

Somente quando fui avaliada por excelentes profissionais é que superei as fases mais críticas da doença e hoje estou numa espécie de observação. Apenas tomando cautela para que os sintomas mais fortes não retomem o controle.

Citação: 

" ... já podia ver o sol. Era capaz de vê-lo e tinha esperanças,sabia que podia me salvar e que uma vida maravilhosa me esperava."

 Quando se encontra a luz - Ge Benjamim


Terminei de lê-lo e pensei uau o que foi isso? Maravilhoso! 

A descrição da Ge é perfeita,  pois o monstro é asqueroso e assustador, ele se diverte ao apertar a nossa garganta com suas unhas grandes e afiadas. Este mostro enorme é a depressão e ele se alimenta dos nossos medos. A solidão e angústia o acompanham e parece que os três nos cercam, dessa forma sentimos dor  imensurável que parece rasgar o nosso peito por dentro. Nos sentimos dilacerados pelo monstro e no início ele se mostra forte demais para resistirmos ao seu ataque.  É como se estivéssemos em carne viva, e aquele tormento parece que nunca  vai passar, mas de repente ele some e um raio de sol no atinge para nos lembrar que depois da tempestade o sol volta a brilhar. 

Eu fiquei sem palavras depois de ter terminado de ler essa história incrível.

Citação:

" Escolhi viver. Aquela criatura que resolveu me puxar para fora do mar negro das desesperanças não me deixa mais cair."



A pessoa que vos escreve estava na bienal 
e aproveitou para tirar uma foto com o livro♥



Até mais!
Beijos!

2 comentários

  1. Menina!! Não conhecia este livro, adorei tudo que vc falou sobre ele... Vou procurar mais informações, amei a dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah oi, fico feliz que tenha gostado. Procura sim, pode encontrar no site da editora sinna e na amazon tem ebook tbm.
      Obrigada pela visita aqui no blog, espero que o livro toque o seu coração como tocou o meu rs. Beijos!

      Excluir