Resenha: Um inglês para Rita - Diane Bergher


Título: Um inglês para Rita
Autora: Diane Bergher
Spinoff do 5º  livro da série Belle Époque.
( Um duque para Irene)


Sinopse: Rita é uma jovem que não espera muito da vida a não ser manter seu bom emprego e ser feliz ao lado da mãe, uma ex-escrava que foi acolhida pela família Volkov. Meiga e de coração puro, não contava se apaixonar por um inglês que representava tudo o que ela mais abominava em um homem. Oscar desembarcou no Brasil a contragosto para acompanhar o Duque de Cumberland, a quem servia como criado de quarto, única função que lhe restou depois de ser expulso do Exército Inglês por comportamento não digno a um cavalheiro. De um encontro do acaso, o jovem inglês fica encantado com a beleza de Rita, uma dama de pele da cor do caramelo e rosto delicado que o seduz apenas com uma troca de olhares, fazendo-o reconsiderar as escolhas feitas até então. 
Um Inglês para Rita é o spin-off de Um Duque para Irene e contará a história de Ritinha e Oscar, o casal que romperá as barreiras do preconceito para viver o mais genuíno dos amores da Série.


    
Oi, pessoal! Hoje eu trago a resenha desse spinoff  do último livro da maravilhosa e fantástica série Belle Époque. Eu elogio muito os livros dessa série por que até então os únicos romances de época que eu conhecia são os clássicos: Dom Casmurro, Lucíola, Amor de Perdição, e etc. 
A maioria dos romances de época são sempre na Inglaterra e tudo mais, eu nunca tinha encontrado alguém que tivesse escolhido a nossa cultura para retratar, pelo menos até então. Eu me surpreendi com cada um dos cinco livros da série e seus respectivos spinoffs. Fazemos uma viajem para o início do século XX e nos sentimos imersos naquele mundo tão vasto e cheio de cultura e novidades daquele período. 
Belle Époque explora com excelência aspectos importantes da nossa história no século XX mostrando as peculiaridades entre Rio de Janeiro e São Paulo. Foi com estes livros que aprendi muito mais do que eu já sabia sobre história do Brasil por que o trabalho da autora foi excepcional nas pesquisas. E ela criou histórias tão incríveis que não te deixam entendiado, pois nós literalmente devoramos os livros dela. Eu me tornei fã da Diane por causa disso. Ela me conquistou.
Eu me apaixonei pela escrita do Machado de Assis, José de Alencar e Camilo Castelo branco cujas obras foram citadas anteriormente. E saber que existe alguém que passa a nossa cultura em romances tão bem elaborados me orgulha profundamente. 
A escrita da Diane é muito leve, romântica, sensual, inteligente e irônica de modo a divertir seu leitor, o que torna o enredo muito prazeroso de se ler. Ela usa a medida certa em cada personagem e capítulo assim prende o leitor no seu livro até o fim. Os personagens criados por ela são apaixonantes e encantadores. 
Resumindo a série conta com cinco livros sendo eles; Um amor para  Penélope, Um amor para Flora, Uma noite para Helena, Um cavalheiro para Lorena e Um duque para Irene, e  além disso, possui oito contos para complementar cada um desses livros contando a história de outros personagens secundários, mas que nos conquistaram com as suas aparições nas histórias e em suas ligações com as protagonistas. 
Um inglês para Rita conta a história de uma jovem que luta contra o preconceito racial por ser filha de uma  ex- escrava com um branco, o que fez dela uma linda mulata, mas que tinha medo de enfrentar as mesmas dificuldades que sua mãe passou quando se apaixonou por um homem branco.
Rita é dama de companhia de Flora Volkov e conhece Oscar por acaso quando vai à procura de Irene para resolver alguns assuntos urgentes em uma comunidade que a formanda em medicina costumava atender mulheres necessitadas de seus serviços como parteira. 
Rita se vê seduzida e apaixonada por aquele homem de olhos verdes e sotaque carregado com o  inglês, pois ele era charmoso, persuasivo e belíssimo. Ela fica desconfiada de que ele não era apenas um Valete do Duque de Cumberland, e mais a frente descobre que ele era soldado do exército de sua majestade, mas que por causa de alguns problemas que aconteceram precisou deixar de servir como militar, e acabou trabalhando para sua majestade de outra forma.
Oscar não se importa por ter sido fisgado pelo sorriso, beleza e pelo coração da mulata brasileira, pois Rita era como um livro que quanto mais ele lia, mais queria conhecer. 
Ele enfrentou as maledicências que falavam sobre ela só por ser miscigenada e por estar ao lado dele com coragem, pois seu amor era mais forte que tudo.
"Haverá um tempo, e eu tenho fé nisso, que as raças não importarão. O que importará de verdade é o que carregamos dentro do coração. Haverá um tempo em que ser plebeu ou nobre não importará. Haverá uma época em que a cor da pele não importará. Porém, para isso se tornar real um dia, temos que fazer nossa parte, mostrando ao mundo que um branco pode amar sim uma mestiça e ter com ela os filhos mais belos e inteligentes."



Um inglês para Rita é uma história linda de amor que rompe as barreiras sociais e o preconceito, que mostra a importância de apoiarmos o sonho de quem amamos, pois Oscar recebe a proposta para ser capitão do exército inglês e Rita tem que escolher segui-lo ou não, pois, se ela não aceitasse ele seria capaz de abandonar seu sonho apenas para tê-la em sua vida.  É um conto emocionante e apaixonante. Eu o li em pouco mais de duas horas  por que ele é curtinho, mas fui profundamente impactada com o que li no livro. 

Vale a pena conferir! 
Eu amei, e recomendo! 

Nenhum comentário