Entrevista com a autora Raquel Machado

 




Oi, pessoal! 

É sempre um prazer entrevistar escritores e conhecer mais das experiências e trabalhos dos autores nacionais, eu aprendo muito com cada um deles e na entrevista de hoje temos a Raquel Machado, uma das pessoas mais legais que conheci no meio literário e desde a  bienal de 2018 mantemos contato. 

Bora pra entrevista!

BLOG:  Quem é a autor(a)? 

R: Meu nome é Raquel Machado, sou gaúcha, casada e formada em Ciência da Computação. Trabalho atualmente como analista de sistemas, mas o mundo das artes sempre esteve na minha vida. Já participei de teatro, coral e aulas de dança. Sou apaixonada pelo mundo das letras, e amo ler, principalmente romances (inclusive estou trabalhando no meu próximo). Amo viajar e conhecer outras culturas.

BLOG: Se você pudesse se descrever em três palavras, quais seriam?

R: Criativa, Perfeccionista e Sincera.

BLOG: O que te motivou a se tornar escritora?

R: Eu escrevo desde que me conheço por gente. 
Minha brincadeira favorita de criança era criar histórias, acredito que isso nasceu comigo.

BLOG: Escrever significa...

R: Viver outras vidas.

BLOG: Quantos  e quais são seus livros publicados?

R: Tenho atualmente 3 livros publicados:
* Vingança Mortal, um suspense policial ambientado no RS que traz a famosa teoria de como cada ação pode provocar uma reação.
* Duologia Histórias do Povo (Histórias do Povo e As Histórias do Povo Continuam): Livro de contos divertidos e românticos baseados em situações que vivemos no nosso dia a dia, e onde o leitor é quem escolhe o final para cada conto.

BLOG: Qual o seu livro mais recentemente lançado?

R: As Histórias do povo continuam que pode ser encontrado na Amazon e gratuito pelo Kindle Unlimited.


BLOG: Qual livro mais te marcou ou é seu favorito entre os que escreveu?

R: Eu gosto de todos eles, pois cada um foi escrito em uma fase diferente na minha vida e teve um significado importante.

BLOG: Qual dos seus livros foi o mais difícil de escrever?

R: A duologia do histórias do povo, porque cada conto possui dois finais e os contos são cronológicos e os personagens se relacionam durante toda leitura.

BLOG: Como você vê a questão da representatividade nos livros? Quais instruções você gostaria de dar para alguém que deseja trabalhar esse tema?  

R: Acredito ser um tema importante, mas que deve ser muito estudado, pois temos que nos colocar no lugar do outro antes de qualquer coisa.

BLOG: O que tem lido ultimamente?

R: Atualmente estou lendo o livro seis da série Outlander - Um sopro de neve e cinzas.

BLOG: Quais são as suas referências literárias? Quais os seus autores favoritos?

R: Gosto muito da Diana Gabaldon (Outlander) acho fantástica toda pesquisa que ela faz, de autora nacional admiro muito a Carina Rissi (amo os livros dela).

BLOG: Algum dos seus personagens foi inspirado em alguém real?

R: A minha duologia Histórias do Povo foi toda baseada em situações reais que aconteceram comigo ou com alguém que conheço (apesar de algumas ser difícil de acreditar).

BLOG: Você possui algum ritual para escrever? Gosta de fazer roteiros ou simplesmente deixa a inspiração te levar?

R: No início não tinha, porém com o estudo vi que isso é uma prática que ajuda muito, então costumo fazer uma escaleta dos capítulos da história, assim como entender os personagens sobre quem quero escrever, o gênero do livro e o público que vai ler.

BLOG: Um defeito e uma qualidade?

R: Ansiosa e Criativa.

BLOG: Um sonho

R: Que um dos meus livros virasse filme.

BLOG: Quais as dicas que pode dar a um escritor principiante?

R: Persistência e estudo. A carreira literária não é simples nem glamorosa. É um trabalho de formiguinha. Pergunte-se porque você quer escrever? Porque faz isso? Qual seu objetivo principal? E agarre-se nele. Além disso, contos são uma ótima porta de entrada para esse mundo, além de aumentar o networking, são mais fáceis de finalizar.

Biografia da autora 

Raquel Machado é formada em Ciência da Computação e mora com seu marido em Caxias do Sul/RS. Leitora compulsiva ministra o blog Leitura Kriativa desde 2010. Em 2014, publicou seu primeiro livro "Vingança Mortal". A partir de 2017, participou de diversas antologias nos gêneros de terror e romance, culminando na organização da antologia Mascotes lançada na Bienal do RJ de 2019. Nesse mesmo ano escreveu como autora convidada para antologia Saber Amar, publicada na plataforma do Cyber TV e ganhadora de diversos prêmios virtuais. Em 2020 e 2021 lançou a duologia Histórias do Povo, livro de contos divertidos e românticos onde quem decide o final é o leitor.

Você pode encontrar a autora nas redes abaixo:
Instagram: autora.raquel.machado
Facebook: /escritoraraquelmachado

Obrigada Raquel pela entrevista, e aos que me leem não deixem de conferir o trabalho da autora. Até a próxima!

Nenhum comentário