Resenha - Um amor para Penélope - Diane Bergher






Autor: Diane Bergher
Páginas: 438
Ano: 2017
Editora: Fragmentos
Gênero: Romance de época
Onde Comprar: Amazon

Sinopse:  A vida fez de Penélope uma mulher forte e tenaz. No início do século XX, o sonho de toda mulher é ter um bom casamento e filhos, exceto para Penélope. Prestes a completar 25 anos, Penélope apenas quer receber a herança deixada pelo pai, um inglês que a deixou no Brasil ainda menina, e abrir uma escola para moças em São Paulo. Prestes a realizar seu sonho, Penélope é chamada por sua madrinha Violeta para que acompanhe a jovem Flora nos eventos sociais do Rio de Janeiro. Sem poder negar um pedido de sua amada madrinha, Penélope parte para o Rio de Janeiro, onde é acolhida pela tradicional família Gusmão de Albuquerque. Dona de uma beleza incomum e de uma inteligência irreverente, Penélope acaba por ser cortejada por vários cavalheiros, o que desperta ciúmes no solitário e responsável Felipe Gusmão de Albuquerque, o primogênito de Violeta. Viúvo e com uma filha pequena para educar, Felipe não esperava se apaixonar pela afilhada da mãe e fará de tudo para mantê-la distante de sua organizada e planejada vida. Felipe entende que Penélope não reúne as qualidades necessárias para ser a esposa de um rico banqueiro e chefe de uma das mais tradicionais famílias do Rio de Janeiro. Atormentados pela forte atração que sentem um pelo outro, Penélope e Felipe sucumbirão ao desejo e um forte sentimento nascerá entre eles.

Olá pessoal, tudo bem? 
Peço desculpas pela minha demora em atualizar o blog, pois eu me comprometi a tentar atualizá-lo pelo menos uma vez por semana, mas no último mês aconteceram muitas coisas e eu não consegui ter tempo suficiente para fazer as resenhas como eu queria. 
Confesso que fiquei muito entretida lendo essa série que eu vou apresentar para vocês,  fiquei tão mergulhada nas histórias que nem me dei conta que em um mês eu li muito mais do que 1 ou 2 livros, eu literalmente devorei os cinco livros da série assim como os spinoffs. Consegui a proeza não sei como de ler livros no Kindle a cada dois ou três dias. A série  Belle Époque de Diane é tão maravilhosa que a gente até perde a noção do tempo e do espaço. Só queremos sorver cada vez as emoções que nos proporcionam a leitura de suas obras. 

Hoje apresentarei para vocês o primeiro livro dessa série que é o " Um amor para Penélope", é um romance de época que se passa aqui no Brasil, na capital da Bélle Époque Brasileira, o Rio de Janeiro. A cidade que copiava a  Europa em tudo que podia.
Quando a gente pensa em romance de época  logo imaginamos que tudo vai se parecer com histórias que possuem bailes em salões londrinos e ladys inglesas, mas esse livro nos encanta porque nos prende do início ao fim. 
Nós mergulhamos no início do século XX e conhecemos os bailes e saraus cariocas, além de outras formas de entretenimento muito comuns na época. Nesse período o cinema ainda estava engatinhando, portanto só as classes mais abastadas tinham condições de frequentar o cinematógrafo, como é o caso dos Gusmão de Albuquerque.

Pélope tem 25 anos e é considerada uma solteirona por isso. Ela é dona de uma beleza estonteante por causa dos seus cabelos escuros e olhos azuis que eram tão belos quanto o céu e o mar, além disso, sempre foi uma mulher muito inteligente e que pensava muito a frente do seu tempo. O que ela mais desejava era receber a herança de seu pai e ser independente. 
Ao receber o convite de sua madrinha para passar um período com a família Gusmão de Albuquerque ela não imaginava que Violeta a faria ser apresentada a sociedade carioca e que a faria ir em busca de um pretendente para desposá-la, pois o casamento não estava em seus planos tão cedo.
Penélope faz sucesso nos bailes e atrai  atenção de muitos cavalheiros que ficam encantados com ela. Isso ascende os ciúmes que Felipe nem imaginava que nutria por ela. Sua vontade era arrancar a dama dos salões para impedir que mais  homens colocassem os olhos nela. 
Felipe é o filho mais velho de Violeta, o que fez dele o chefe da família. Essa responsabilidade lhe pesava muito nos ombros, e somado ao fato de que era  viúvo e tinha uma filha pequena para cuidar isso lhe deixava mais envelhecido do que realmente era. Vivia amargurado e triste, sua vida resumia-se ao trabalho e a cuidar de sua família. Sua vida lhe era muito enfadonha.
Eloíse é uma  menina muito peralta e deixa o pai de cabelos em pé com as suas travessuras, nenhuma preceptora a aguentava por muito tempo.
Mas a chegada de Penélope em sua casa faz com que sua vida comece a ter mais emoções. Penélope o instiga e também o desafia, ela o encara e não dá o braço a torcer por nada, e essa ousadia e audaciosidade dela deixam Felipe soltando fogo pelas ventas e ao mesmo tempo cada vez apaixonado por ela. Ele não esperava que a afilhada de sua mãe conseguiria levar seu coração tão rapidamente.
Ele se atormenta porque não acha que Penélope seria uma boa esposa para um banqueiro como ele com nome e posição a zelar, pois ela tem ideias muito modernas para o seu gosto, mas não pode fugir da forte atração e do amor que um sente pelo outro.

Acostume-se, Felipe, pois pretendo ser uma mulher independente.”

   Penélope e Felipe teimam em aceitar o quanto precisam um do outro e o quanto se amam. Além de a paixão entre eles ser avassaladora  e nos fazer suspirar com esses personagens tão incríveis,  ainda temos um belo drama que é relação dele com a sua filha Eloíse que era muito ruim, pois ele mal dava atenção para sua filha e sempre era duro e severo com ela, quando na verdade, tudo que ela queria era um pouco de afeto e carinho, por essa razão aprontava tanto, ela só queria lhe chamar a atenção. Queria mais do que tudo ser notada.
Mas  graças a Penélope que tinha muita experiência como preceptora  a relação entre os dois vai engrenar e finalmente poderão recuperar o tempo perdido, fato este me emocionou devo dizer.
Diane nos leva a uma viagem maravilhosa de modo que nos sentimos vivendo naquela época. Eu pude me imaginar nos bailes, e também me senti como expectadora dessa história maravilhosa repleta de detalhes totalmente pertinentes ao período. 
Além disso, todos os personagens que ela criou são especiais da sua maneira e nos conquistam, até mesmo o colunista da língua mais ferina do Rio de Janeiro, o Lafaiete que sempre deixou os Gusmão em várias saias justas pelas suas alfinetadas nos jornais.


“- Ser uma dama é enfadonho, Peny. – Eloíse estava coberta de razão. Aos homens era permitido tantas coisas mais agradáveis como cavalgar escarranchado e não precisavam usar espartilhos sufocantes também.”



    Os personagens secundários ganham o nosso coração tanto quanto os protagonistas. É impossível não se encantar com a Flora, irmã de Felipe, com seu jeito doce, romântico e sonhador. Ela vivia enfurnada nos livros para fugir da realidade enfadonha de sempre ter que ser acompanhada pelos irmãos mais velhos quando precisava sair. 
Sua curiosidade e ansiedade por aprender cada vez mais são características únicas e que fazem dela uma personagem muito marcante.
Danilo, o melhor amigo de Felipe e Bento, seu irmão, também são personagens que me conquistaram e nas outras resenhas direi mais sobre eles, pois cada um tem livros onde podemos conhecê-los melhor. 
" Um amor para Penélope" é o tipo de livro que você devora em pouco tempo e quando acaba  fica naquela depressão de leitor, sabe?  Eu fico assim de ressaca depois da leitura de um livro que me arrebata dessa maneira. Preciso dizer que fico dias revivendo tudo que mais gostei no livro e me lembrando de tudo que me marcou na história. Eu tenho a mania de reler todos os livros que mais gostei, e sempre que releio é como se fosse a primeira vez. 
Eu li todos os livros dessa série e já estou com a DPL ( depressão pós-leitura), pois sinto saudades dos personagens incríveis das histórias que a Diane nos proporcionou o deleite de ler. 
Parabenizo a autora mais uma vez pela brilhante ideia e pelo universo maravilhoso que ela criou. Ela se tornou uma inspiração para mim em romances de época e espero de coração que algum dia consiga fazer uma romance de época arrebatador assim como os seus. 

Eu recomendo muito este livro porque mostra não só a força do amor entre um homem e uma mulher, mas reforça o poder e o valor de uma grande amizade, bem como a força de uma família unida em amor, assim são os Gusmão de Albuquerque que me conquistaram para sempre.

Até a próxima!



Nenhum comentário