Resenha: Um cavalheiro para lorena - Diane Bergher



Um%2BCavalheiro%2Bpara%2BLorena

   Obra: Um cavalheiro para Lorena 
   Autora: Diane Begher 
   Série Belle Époque  
   E-book disponível para compra na Amazon
   Link:Compre aqui

Sinopse: 
Lorena, uma rica herdeira, foi colocada num sanatório pelo seu tio e tutor inescrupuloso, devido ao seu temperamento forte e rebelde para a época. Com a morte do ancião, Danilo Magalhães, um advogado bem-sucedido, assume a tutela e a administração dos seus bens. Intrigado com o novo caso, Danilo toma a decisão de visitá-la e fica encantado com sua beleza e inteligência. Não querendo cometer uma injustiça, e desconfiado das reais intenções dos parentes de sua pupila, o advogado decide acolhê-la em sua casa, onde Lorena desabrocha para a vida, revelando-se uma jovem apaixonada pelos números e pelos grandes pensadores. Com ideias à frente de seu tempo e disposta a se tornar uma mulher de negócios, Lorena demonstra estar apta a gerir a Cervejaria que o pai lhe deixou como herança. Seu espírito empreendedor e rebelde desperta sentimentos no solitário cavalheiro, que desacreditado ser capaz de amar novamente, encontra, nos braços de sua pupila, mais do que paixão e conforto. Uma união inusitada e improvável, na qual o amor terá que ser mais forte do que as intrigas e armadilhas que tentam afastá-los.



Olá pessoal! 
Darei sequência as resenhas dessa série de época que eu gostei muito e que merece demais os meus comentários.
Muito antes de ter blog eu sempre tive o costume de fazer resenhas dos livros e enviar para os autores via facebook ou por skoob que são redes sociais que muitos deles possuem, e as utilizam tanto para divulgar seus trabalhos, bem como para manter contato com os leitores. 
Nunca foi uma coisa chata para eu fazer, muito pelo contrário, pois eu sinto prazer em resenhar obras que eu li e me marcaram de alguma forma. 
Hoje eu estou engatinhando na carreira de escritora, ainda tenho muito feijão com arroz para comer até chegar ao nível de quem eu admiro por aí ( risos), mas esse é um dos motivos pelos quais agora dou ainda mais importância para as resenhas do que antes.
Eu fiquei explodindo de felicidade pelas críticas que eu vi nas resenhas das antologias que eu participei ano passado. Foi maravilhoso saber que o meu texto tocou alguém e fez a diferença em sua vida, e que eu consegui passar a mensagem que eu desejava. 
Eu amo escrever desde os 12 anos, mas peguei gosto mesmo aos 16 por causa de vários livros que eu lia, entre eles alguns romances de época como Lucíola, Madame Bovary, etc. De lá pra cá escrevi muito e apanhei bastante para melhorar minha escrita, não julgo que esteja perfeita, mas acredito que já evoluí muito tendo em vista como eu escrevia antigamente.
Desde a época do ensino médio eu já gostava de fazer resenhas, mesmo que para o resto do mundo isso fosse mega chato, então não considero como um trabalho, e sim um hobby prazeroso.
Acho muito mais fácil escrever do que gravar vídeos, assumo. Eu sou muito tímida, então admiro os booktubers por serem mais soltos em frente as câmeras, prefiro ficar por aqui por enquanto atrás das teclas e das palavras mesmo, mas quem sabe um dia também tenha meu canal de resenhas e críticas, por que não? A gente nunca pode dizer que dessa água não beberei, não é mesmo? 

Chega de enrolação e vamos ao que interessa, o quarto livro da série Belle époque conta a história da jovem e encantadora Lorena que acabou ficando presa em uma casa para donzelas desajustadas, que na verdade, era um tipo de lugar para abrigar garotas que eram problemáticas para as suas famílias. 
A herdeira Neuman estava em pleno gozo das suas faculdades mentais, então por que teria ido parar lá? Pois bem, ela foi deixada lá por armação de seu tio que queria controlar sozinho a fortuna que o irmão havia deixado depois de falecer.
Lorena quase não tinha mais esperanças para sair daquele lugar e seu alento era a grande amizade que surgiu entre ela e Luciana, ambas se tornaram grandes amigas, quase irmãs e assim seus dias naquele lugar maluco eram suportáveis. 
A amizade verdadeira é um laço extremamente poderoso e esse livro mais uma vez demostrou com maestria o quanto uma amizade pode ser importante para tornas dias tortuosos em menos monótonos e alegres.

Lorena fica surpresa ao saber que seu pai nomeou um tutor para cuidar dela e imagina que ele seja bem velho, mas fica perplexa ao descobrir que o Dr. Magalhães é um jovem moço de cabelos escuros e olhos azuis. É belo demais e ela logo se encanta por ele.
Danilo Magalhães tem uma excelente fama de advogado assim como seu pai, e aos poucos se vê cada vez mais cativado pela herdeira Neuman. Lorena é diferente das outras mulheres que já conheceu, pois tem uma inteligência acima da média, além disso, demonstrou  grande talento para gerenciar a cervejaria de seu pai, já que foi criada nos arredores da fábrica e conhecia todo o processo de fabricação de perto. Seu pai a treinou muito bem para cuidar dos negócios e ela o fazia com excelência.

Danilo vive um dilema com seu passado e com um grande amor que ele perdeu,  o advogado reluta com as lembranças que tem até aceitar que se apaixonou por Lorena.
Um casamento por conveniência teria tudo para dar errado entre os dois, mas o amor venceu e foi mais forte do que qualquer resquício de razão. 
Muitos conflitos acontecem durante o livro e ficamos completamente envolvidos com a história. O primo de Lorena arma diversas situações para atrapalhar a felicidade de Danilo e  sua esposa, mas o advogado a ama tanto que seria capaz de dar sua vida por ela se preciso fosse. 
Emocionei-me em diversos momentos da história por que eu torcia para que o advogado encontrasse alguém que cuidasse de seu coração, e assim ele teria enfim paz com seu passado.
Ele precisava superar a perda de seu grande amor para seguir em frente. Tudo que eu queria era que ele fosse tão ou mais feliz como seu grande amigo Felipe.  É impossível não se apaixonar por Danilo e por isso a gente fica na torcida para que ele abra o coração para o amor mais uma vez, e quando isso acontece ficamos sorrindo à toa. 

Danilo é um homem muito inteligente, cavalheiro, gentil, atencioso e um pouco ciumento assim como Felipe ( risos), aliás, ciúmes por parte dos homens nessa série é o que não falta, e isso nos rende boas risadas durante a leitura.
Admirei-me com a Lorena como empresária,  pois ela representa o poder conquistado com muito esforço pela mulher para ascender na sociedade e ter mais espaço no mercado. Ela mostrou que as mulheres têm grande capacidade para a gestão tanto quanto os homens, e eu fiquei orgulhosíssima dela.
Até por que depois que fiz um artigo científico sobre a ascensão da mulher na sociedade e comparei com os benefícios da inteligência emocional para a profissão em que me formei, o RH, nunca mais  vi detalhes históricos das conquistas das mulheres com os mesmos olhos. 
Meu grupo e eu fizemos uma análise do trabalho da mulher desde a época na Burguesia, ainda que fosse auxiliando os maridos nos comércios, como também a participação dela nas fábricas têxteis, na primeira guerra mundial quando estavam nas fábricas de armamento enquanto os maridos estavam na guerra, e fizemos um gancho até o papel da mulher na atualidade. Lamentavelmente ele não foi bem visto  pelos professores da banca, pois segundo eles o trabalho parecia ser feminista ( risos), e talvez esse foi o melhor argumento para não nos dar uma nota melhor, já que só havia homens avaliando os trabalhos, quando seria bem melhor que a minha orientadora e mestra em psicologia também se fizesse presente. Mas nem tudo sai como queremos na vida, certo? 
Ainda sim me orgulho dele e de todo trabalho de pesquisa que eu tive que fazer, todos os 30 artigos que eu li, além de um livro enorme de uma renomada socióloga chamada Heleith Saffiote.
Sabe por que? Foi por meio desse trabalho de conclusão do meu tecnólogo que hoje eu sei muito mais sobre história da ascensão das mulheres na sociedade do que antes. E só isso já valeu muito a pena, pois o conhecimento ninguém pode tomar de nós.
Fiz esse adendo por que a leitura do romance fez-me relembrar disso quando eu via na Lorena talentos gerenciais que só mulheres com faro para os negócios têm, e isso é incrível. Ela era multitarefas e polivalente, características essas que são valiosíssimas em um cargo de chefia, por exemplo. Pude observar que ela era uma líder nata e tinha uma grande visão de expansão para sua fábrica, o que me deixou ainda mais maravilhada com a personagem.

Fiquei boquiaberta quando notei que Danilo tinha a mente aberta e moderna se comparado aos demais, pois ele não se preocupava com a opinião alheia sobre a sua mulher ou de onde ela viera, e muito menos sobre o fato de que ela era quem comandava sua empresa. Nessa época a gente sabe que as mulheres recebiam a instrução de que nasceriam para se dedicar ao matrimônio, afazeres domésticos e aos filhos, portanto, aquelas que ousassem contrariar os costumes viravam alvo de mexericos.

" Um cavalheiro para Lorena" é um livro que nos prende do início ao fim, e ao longo da história nos pegamos torcendo para que os corações de ambos ajudem-se a cicatrizar as feridas causadas pelos turbilhões da vida. O amor é o remédio mais poderoso que existe, ele é o único capaz que fechar uma cicatriz na alma.
Fui impactada com mais um romance inspirador, apaixonante e inesquecível criado pela Diane Begher. 

Até mais, pessoal!

Beijos! 

Um comentário

  1. MEU DEUS! Obrigada por essa resenha incrível, esse livro com certeza vai para a minha lista! Quero ler logo logo!

    ResponderExcluir