Resenha: O pássaro - Samanta Holtz


 


Título da obra: O Pássaro
Autora: Samanta Holtz
Editora: Novo Século
Número de Páginas: 480
Ano de Publicação:  1ª Edição 2012/ 2ª edição 2014





















Sinopse:  Caroline Mondevieu é filha de um poderoso Barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Sua vida muda completamente quando encontra Bernardo, um charmoso domador de cavalos que parece ter o dom de irritá-la. Eles não conseguem se entender até quando percebem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, terão que passar por cima das suas diferenças e se unirem num arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. 

Em “ O Pássaro” somos transportados para uma das mais lindas histórias sobre sonhos, liberdade, e redenção que nos faz mergulhar em reflexões até sobre nós mesmos e nossas aspirações.
Caroline Mondevieu é uma garota de família nobre, que estava acostumada a riqueza e toda pompa que o prestígio de seu pai lhe permitia ter. Tudo parecia perfeito e ela deveria se sentir uma privilegiada e agradecida pela bela vida que levava, contudo faltava alguma coisa: a liberdade. Naquele período em que se passa a história, as mulheres eram submetidas a diversas regras e proibidas de uma série de coisas, pois seu destino era definido pelas vontades de suas famílias, elas escolhiam os pretendentes para desposá-las, e nada poderia ser feito para mudar isso.
Caroline desde pequena sempre foi uma menina travessa e com espírito indomável, o que causava em seu pai uma grande fúria. Enézio era um barão temido por seus funcionários e pelos outros ao seu redor por que demonstrava ser um homem frio, e muito controlador. Ele não gostava de ter suas ordens questionadas.
Elizabeth é a filha preferida dele porque lhe obedece rigorosamente e tem uma postura impecável. Já Caroline não tem papas na língua, é impetuosa e bastante risonha. Ela é ousada demais para seu gosto, por se sentir desafiado por ela a castigava dolorosamente, e isso deixou marcas na alma dela para todo sempre. Embora ela tenha sofrido por causa dessas marcas, foi por meio delas que tomou uma grande decisão. Um dia ela seria dona de si,  e a única a controlar as rédeas de seu destino não importava o que lhe custasse. Ela seria livre.

“As marcas sumiram de sua pele em algumas semanas. No entanto, naquela mesma noite, enquanto chorava sozinha, desenhou em sua alma a personalidade e ideologia que a acompanhariam pelo resto de sua vida. Descobriu, da maneira mais difícil, que aquelas marcas jamais se apagariam do seu coração.”

Quando Bernardo surgiu na vida de Caroline, ambos não conseguiram se dar bem de imediato. Ele era um domador de cavalos e não estava acostumado a ter discussões calorosas com uma dama bastante obstinada e teimosa como ela.
         Ele a vê como uma dondoca e a provoca de todas as maneiras possíveis. Caroline não é do tipo que leva desaforo para casa e sempre rebate as alfinetadas do rapaz, o que faz com que ele aos poucos comece a ser conquistado pela garota. Ela quer provar a ele o seu valor para mostrar que é digna de ser tratada com respeito e não com a arrogância demonstrada por ele inicialmente.
Bernardo exala confiança e a liberdade que Caroline tanto sonhava em ter. Ela imaginava o quão bom seria tomar suas próprias decisões sem interferência de terceiros. Ah, ele era um homem belíssimo e de muita sorte por ter isso.
Ele oferece a ela a oportunidade de fugir e correr atrás da sua liberdade, e ela estava pronta para pagar o preço necessário por isso.

“Conte-me, Bernardo: quantas damas você viu entrarem na floresta, para longe do conforto e da riqueza puramente material, sem qualquer ultimato? Sentir formigas picando suas canelas, enquanto podiam estar descansando em seu quarto limpo e seguro? ”.

        Caroline possuía sentimentos estranhos em seu coração, pois ela não conseguia sentir-se parte daquele lugar aonde nasceu e cresceu. Ela queria respostas para as perguntas que inquietavam sua alma e seu coração, e um dia as teria e jamais seria a mesma desde então.
Bernardo a conduz a uma jornada que lhe traz crescimento pessoal e espiritual. Ele a leva até uma maravilhosa e encantadora comunidade cigana, aliás, foi através desse livro que eu conheci um pouco mais dessa cultura tão incrível e fascinante. Lá as pessoas viviam unidas, e felizes com tão pouco porque a felicidade está nas coisas mais simples da vida.

“ O cigano os conduziu mais além na clareira, e de repete, Caroline sentiu o coração congelar. Algumas pessoas tocavam instrumentos musicais de corda que ela jamais vira nem aprendera a respeito. Mulheres dançavam, jogando os quadris para os lados, usando saias longas e cheias de medalhinhas que batiam e soavam como pequenos sinos. Os homens bebiam, riam e conversavam. Alguns acompanhavam as moças nas danças.”

Cada um dos personagens do livro é marcante de alguma forma, mas Caroline e Bernardo nos conquistam de imediato. É através dele e de seu espírito sonhador que ela encontra coragem para enfrentar seu pai e lutar pelo que acredita e por sua felicidade.
Nossa Dayeah, que na linguagem cigana significa” o pássaro” queria voar e voou até alcançar o seu destino.
Esse foi o primeiro livro da autora que eu li, e o recebi próximo ao meu aniversário em 2012, foi o melhor presente que eu poderia me dar, pois o romance é maravilhoso e me marcou para sempre. Eu fui impactada com a história de Caroline e me identifiquei com ela em muitos momentos. Sou como um espírito livre, portanto, não gosto de estar presa a uma gaiola, ou seja, qual for o tipo de prisão, prefiro a liberdade de ir e vir e assim como os pássaros pousar aonde eu quiser e me sentir bem. A história é inspiradora e me fez suspirar e me emocionar em diversos momentos. Eu me vi imersa naquela jornada em busca de descobertas da nossa Milady que abdicou de tudo para encontrar a verdadeira paz.
“ Era livre. Eternamente livre. Até o dia em que se encontrariam novamente, para juntos, alcançarem um novo voo em direção ao infinito”.
Eu tive o privilégio e a imensa honra de encontrar a Samanta na Bienal em agosto de 2018, e realizei meu sonho de conhecê-la pessoalmente, pois ela se tornou uma referência como escritora e modelo ao qual quero seguir. Tenho grande admiração e carinho por ela. A Sam me recebeu com muita simpatia e carisma, ela é uma fofa! Notei que ela demonstrou ter um carinho tão especial com os fãs como raramente se vê por aí. É por isso que a gente se apaixona pelo jeitinho dela de ser.
É com muito orgulho que faço parte do fã clube Loucos por Samanta Holtz e junto com minhas amigas Caroline Nascimento e Dani Costa escrevemos um spinoff de “ Quero ser Beth Levitt” para homenagear nossa amada autora, e eu o entreguei na bienal. A Sam ficou muito feliz com o presente, e na resenha deste livro falarei mais sobre essa história e sobre o que escrevemos.




O pássaro foi um livro muito especial em minha vida, aprendi a não ter medo de dizer o que eu quero de verdade, mesmo que isso significasse desapontar alguém que tinha outros planos para mim.
Digo isso por que hoje eu penso muito diferente do que na época em que li esse livro pela primeira vez. Eu não faria uma faculdade sem ter certeza se realmente era o que eu queria para minha vida, por medo de dizer que me sentia um peixe fora d’água na turma e no curso. Eu queria ter tido a mesma coragem da Caroline para dizer que queria parar a faculdade e me encontrar primeiro. Infelizmente eu não sou a única a ter passado por isso por que muitos jovens também se decepcionam com suas escolhas na universidade, e descobrem tarde demais que aquilo não os faria felizes profissionalmente, mas temem decepcionar os pais, e assim seguem fazendo o curso “ empurrando com a barriga” como eu fiz por 3 semestres.
 Mas nunca é tarde para sonhar e lutar pelo que queremos. Hoje eu sei qual a área que me faria feliz e realizada, e pretendo retomar meus estudos assim que minha filha tiver idade suficiente para não depender tanto de mim, ou seja, quando completar 5 anos quero voltar para a faculdade e conquistar meus objetivos.
Quero dizer a você que está lendo que não desista do seu sonho por nada ou por ninguém. Acredite que ele pode se tornar realidade. Corra atrás até alcançá-lo. Esforce-se, dê o seu melhor, seja persistente e acredite no seu potencial. Voe até encontrar o seu destino.
Agradeço a Samanta Holtz por ter escrito uma história envolvente, emocionante e inesquecível que sempre estará em meu coração. “ O pássaro” é o meu preferido seguido de Beth Levitt. Depois destes livros temos o “Renascer de um Outono” e o mais recente é o  “Quando o amor bater à sua porta”, que é um dos livros na minha lista de próximas leituras para serem resenhadas aqui no blog.
 Eu indico o livro por que nunca mais fui a mesma depois de lê-lo, e só quem já o leu entende o que estou dizendo. Amei!
Até a próxima!
Resultado de imagem para samanta holtz




Nenhum comentário