Obra: De Berlim a Lisboa
Autora: Gisele Servare
Sinopse: Paula entrou numa fria ao ir para a Alemanha para se casar com um desconhecido. Ela precisa fugir dele e assim encontra Felipe, um rapaz com Síndrome de Asperger que está cumprindo uma lista de desafios para superar as suas dificuldades. Os dois percorrem juntos o caminho entre Berlim e Lisboa, três mil km numa kombi velha, e se envolvem em mil enrascadas e trapalhadas. O que deveria ser só uma viagem se torna o encontro de duas almas que querem alçar voo, mesmo que a vida tenha cortado suas asas.
Oi, gente! Hoje trago uma resenha de uma obra especial que li há poucos dias.
O livro nos apresenta a história de Paula, que é brasileira e que acreditava que a vida no exterior seria mais fácil, já que estava cansada de viver com dificuldades financeiras em seu país. Ela acreditou como muitas mulheres pensam que estando com um imigrante as coisas vão ser mais fácies em seu país, do que se arriscarem sozinhas, o que mostra a realidade cruel da imigração e adaptações em países novos. Paula viu em Mika, um alemão sedutor, a chance de se dar bem, mas o que era para ser um conto de fadas da gata borralheira que viraria Cinderela, se tornou um tormento e sofrimento.
Mika é abusivo e violento, e por causa disso Paula encontra toda coragem que ainda há dentro de si para fugir dele em Berlim e embarca numa jornada sem saber de nada, ela só precisava se salvar e recomeçar longe dali.
Paula precisa lutar para mudar o seu destino antes que seja deportada para o Brasil, e ela estava quase sem esperanças, mas a sorte resolveu jogar outra vez do seu lado, e ela não perdeu tempo, agarrou com todas as suas forças a chance que ela lhe deu de dar a volta por cima e obter a felicidade sonhada.
Por acaso ela encontrou Felipe pelo Facebook em um grupo de viajantes e ele aceitou tê-la como companhia para Berlim, já que poderiam dividir os custos da viagem na estrada.
O que Paula não esperava era que além do desafio de viajar com um estranho numa Kombi, ela também seria muitas vezes testada até se adaptar ao jeito sistemático de Felipe, já que ele tem TEA, e é Asperger.
Paula é temperamental, curiosa, e impaciente, e Felipe vive com suas listas para tudo que deve fazer, tem hiperfoco em matemática e gosta de se planejar em tudo que faz, o que o deixa tenso porque Paula é o oposto, ela é caótica e ele quer tranquilidade.
Ela vive se arriscando e ele só decide por alguma coisa se a probabilidade de dar certo foi maior do que a de dar errado.
Um livro é o seu guia para essa aventura e ele não imaginava que aquela parceira de viagem mexeria tanto com seus planos e projetos.
Felipe é geek, e Paula percebe que para entendê-lo é preciso aprender a sua forma de linguagem, já que ele tem dificuldade em compreender sarcasmo e ironia, prefere outras comparações, aos poucos ela começa a se acostumar com o jeito dele e a atração é mais forte do que a razão.
A leitura é fluida e envolvente. A autora trata de temas importantes sem deixar de lado o romance, amizade, empatia, perdão, escolhas, família, e solidariedade.
Os personagens são cativantes e apaixonantes.
A autora realmente nos faz imaginar os lugares pela riqueza de detalhes e nos prende na leitura porque sabe colocar pitadas de humor nas horas certas.
É uma trama muito bem construída.
Este é um livro que nos emociona, inspira, arrebata o coração e me faz acreditar em um mundo melhor. São poucos os livro que li até hoje sobre a temática do autismo, e que vejo que trabalham bem o tema e merecem indicação.
De Berlim a Lisboa entrou para meus favoritos, é lindo demais. Tem uma reviravolta forte no final, e me deixou com gosto de quero mais.
Até questionei a autora se não teria um spinoff deles, quem sabe, não é? Queria saber como superaram suas diferenças e construíram um futuro sólido juntos.
Felipe é todo certinho e a Paula bagunceira, mas para o amor nem sempre as equações responde todas as perguntas, o coração manda e a alma responde, e se conecta com aquela que está destinada a amar.
Este livro deixa o coração da gente quentinho! Foi uma leitura maravilhosa e cheia de ensinamentos.
Até o momento só conhecia Céu de Menta da Camila Martins sobre esse assunto, então estou super feliz de saber que tem mais romance falando do autismo para trazer informação e aquecer nosso coração.
Amei e recomendo!
Até a próxima!
A autora
Gisele Servare é capixaba, jornalista e autora dos livros O anel do Colibri, À filha que nunca tive, Você precisava saber e De Berlim a Lisboa, e É culpa do Macron. A escritora mora há seis anos na Alemanha, onde atua como professora de Alemão para estrangeiros, especialmente para refugiados de guerra.
Nenhum comentário