Entrevista com a escritora Cris Rodrigues

 








Oi, pessoal!

Hoje eu trago a resenha que fiz com a minha querida Cris Rodrigues. 


Blog: quem é a autora?

R: Sou a Cris Rodrigues, autora, mãe, professora, amiga, apaixonada pela vida, pela literatura, enfim; um ser em construção.


Blog: Se você pudesse se descrever em três palavras, quais seriam?

R: Feliz, otimista e solidária.


Blog: O que te motivou a se tornar escritora?

R: A vontade de escrever algo diferente, contar aquela história que ninguém contou.

Estava cansada de ler “mais do mesmo” então resolvi tentar, me aventurar pelo universo mágico das letras.


Blog: Escrever significa...

R: Escrever significa transpor sua mente para o papel. Criar uma história que saiu de você, de corpo e alma. É um processo divino e magnífico


Blog: Quantos e quais são seus livros publicados?

R: Estão publicados “O Destino Contará Minha História” , “O Destino Contará Outra História”, “Em Terreno Perigoso" e dois contos: “Te Amo Desde Sempre” e “O amor me Resgatou.”


Blog: Qual o seu livro mais recentemente lançado?

R: Meu livro mais recente é “Em Terreno Perigoso”


Blog: Qual livro mais te marcou ou é seu favorito entre os que escreveu?

R: Por ser o primeiro livro, “O Destino Contará Minha História” será sempre meu favorito.

A sensação de ter conseguido escrever uma história maravilhosa com uma carga dramática excepcional, sem pontas soltas foi excepcional. Foi ele que me tornou escritora.


Blog: Qual dos seus livros foi o mais difícil de escrever?

R:  Em Terreno Perigoso foi mais difícil porque foi narrado em primeira pessoa, o que limita o autor a um ponto de vista. Eu me desafiei a escrever totalmente diferente dos anteriores.


Blog: Como você vê a questão da representatividade na literatura? 

Algum dos seus livros trabalha tem assuntos assim?

R: Em meus livros a representatividade sempre se faz presente. Falar sobre a Síndrome de Down em “O Destino Contará Minha História” mostrou que é essencial abordar algo que quase sempre foi deixado de lado pela literatura. Minha instrução é que faça muita pesquisa e leitura. Quem quer trabalhar este tema deve se jogar em livros, filmes e na vida real. Sim, tenho “O Destino Contará Outra História” que aborda a demência e transtornos emocionais e em “O Destino contará a última História” falarei sobre transtorno de personalidade.



Blog: Quais instruções você gostaria de dar para quem deseja trabalhar  isso em suas obras?

R: Amo ler obras de colegas nacionais, pois nossa literatura  está com obras sensacionais. Leio de romance a suspense. De distopia a policial, mas meu preferido sempre será o drama.  


Blog: O que tem lido ultimamente?

R: Comecei com Sidney Sheldon, Agatha Christie e Sherlock Holmes, com o tempo adotei Stephen King, Kristin Hannah e Cecelia Ahern, mas a maior inspiração veio de Carina Ricci. Foi o momento em que pensei: “Se ela consegue publicar seus livros, posso pelo menos tentar, né?


Blog: Quais são suas referências literárias? quais os seus autores favoritos?

R: Não me inspirei em ninguém, mas homenageei as pessoas da minha família, inclusive as que já partiram. Augusta, a personagem queridinha de todos era o nome da minha avó.


Blog: Algum dos seus personagens foi inspirado em alguém real?

R: Não tenho exatamente um ritual, mas gosto de escrever de manhã, assim que acordo, o que nem sempre é possível devido ao meu trabalho.


Blog: Você possui algum ritual para escrever? Gosta de fazer roteiros ou simplesmente deixa a te levar?

R: Faço escaletas e muitas anotações conforme a história vai se desenrolando, mas também desvio da rota muitas vezes.


Blog: Um defeito e uma qualidade?

R: Defeito: sou  muito desorganizada e sofro por isso.

Qualidade: sou muito altruísta.


Blog: Um sonho

R: Ver minhas histórias ganharem o mundo. Fico triste, pois cada pessoa que lê meu livro se apaixona incondicionalmente, porém fazer com que  mais pessoas sintam esta emoção é trabalho de formiguinha.


 Blog: Quais as dicas que pode dar a um escritor principiante? 

R: Minha dica para os principiantes é que tenham os pés no chão. Que escrevam pelo prazer de contar uma bela história, não pelo retorno financeiro. Escrevam para seus leitores e se aperfeiçoem sempre.


Biografia da autora


Cris Rodrigues se encantou de vez pela literatura aos sete anos de idade, assim que aprendeu a ler. Na  terceira série, a professora  elogiou sua redação sobre o circo e ela soube o que queria da vida: ser escritora.

Tornou-se professora de Língua Portuguesa e Literatura. Realizou seu sonho com  o drama “O Destino Contará Minha História”, obra consagrada pelos leitores e vencedora do prêmio de melhor escritora do ano de 2019, autora destaque e revelação.

Em novembro de 2020 lançou seu mais novo sucesso: “O Destino Contará Outra História”. Em breve estará publicando o romance “Em Terreno Perigoso”

Está amando se aventurar pelos horizontes das antologias com contos e poemas. Ama sair, viajar, dançar e ler. Vê em seus filhos, Caio e Bárbara, sua grande paixão.



Amei conhecer mais sobre a autora que já admiro, e tive a oportunidade de ler Destino 01 e 02.
Já li seu conto também, e em breve trarei a resenha de Em terreno perigoso.


Conheçam as obras das autora.
Recomendo!

Até a próxima!

Nenhum comentário