Entrevista com o autor Tarcísio Carlos Moura

 

Oi, gente! 


Hoje trago a entrevista que fiz com o escritor Tarcísio Carlos Moura. 


BLOG: Quem é o autor(a)? 

R: Sou escritor, mas também trabalho com comércio exterior e sou professor particular de inglês. Minhas paixões (não se limitando apenas a essas três) são: 

Música - ouço diariamente e não imagino minha vida sem ela. 

Livros - eu sempre estou lendo algo ou revisando. Acredito que tenho um olhar crítico e justo e ajudo algumas pessoas próximas a mim com seus escritos. Quem sabe isso não se torna mais uma atribuição um dia, né?

Memes - Passo algumas (se não muitas) horas do meu dia rindo do que o brasileiro sabe fazer melhor: humor. Morro de rir com as publicações que na maioria das vezes retratam a minha realidade e acho essa forma de arte tão linda que trago essa alegria para minhas obras. 


BLOG: Se você pudesse se descrever em três palavras, quais seriam?

R: Romântico, engraçado e inteligente. 


BLOG: O que te motivou a se tornar escritor?

R: Poder criar meu próprio universo e histórias que cativam e ensinam meus leitores. E, claro, o amor por ler e escrever. 


BLOG: Escrever significa...

R: Colocar em palavras meus sentimentos mais íntimos e eternizar todos os momentos que eu vivo e revivo na minha (agitada) cabeça. 


BLOG: Quantos e quais são seus livros publicados?

R: Tenho 3 livros publicados até agora: Flores em Vida, Quinze para Meia-Noite e A Noiva. 


BLOG: Qual o seu livro mais recentemente lançado? 

R: A Noiva. 


BLOG: Qual livro mais te marcou entre os que escreveu? 

R: A Noiva. 


BLOG: Qual dos seus livros foi o mais difícil de escrever?

R: Quinze Para Meia-Noite (também foi o que eu mais demorei para escrever).   


BLOG: Como você vê a questão da representatividade nos livros? Quais instruções você gostaria de dar para alguém que deseja trabalhar esse tema? Você tem alguma obra que trabalha esse assunto?  

R: Falta muito incentivo, tanto para a leitura quanto para a formação de novos escritores. Acho que um reflexo disso é a (desnecessária) vontade do governo de taxar os livros e deixá-los ainda mais inacessíveis. Eu não tenho obra que trata o tema, mas sempre acabo fazendo uma citação ou outra sobre o assunto nas minhas obras. 


 BLOG: O que tem lido ultimamente?

R: O último livro que eu li (semana passada) foi                No Dia em que Eu Morri, da minha colega Thais Carolina. Também li Dança com Lobos, Eu Sou Malala e Os Sucessores nos últimos meses. Minha História, biografia da Michelle Obama, Olhai os Lírios do Campo e Puddin' estão na minha  lista de espera. 


BLOG: Quais são as suas referências literárias? Quais os seus autores favoritos?

R: Assim como na música, eu tenho um gosto literário bem eclético, mas vou me reservar aos que mais me marcaram: Julie Murphy, Georgia Hunter, Paulo Coelho, Jorge Amado, Raquel de Queiroz e Nicholas Sparks. Ah, e também gosto muito do Matthew Quick.  


BLOG: Algum dos seus personagens foi inspirado em alguém real?

R: A maioria dos personagens que eu escrevo tem pelo menos um por cento de alguém real, presente ou não no meu cotidiano. 


BLOG: Você possui algum ritual para escrever? Gosta de fazer roteiros ou simplesmente deixa a inspiração te levar?

R: Eu costumo imaginar muito a história na minha cabeça antes de escrevê-la. Eu simplesmente vivo toda a história com diversos desfechos enquanto escuto música no fone e fico zanzando de um lado para o outro igual a um maluco. Depois começo a pesquisar e colocar no papel os primeiros rascunhos até me sentir confiante para iniciar, de fato, a escrita do livro.        Duas coisas que eu sempre faço antes de escrever: definir o título do livro e o final da história, mesmo que ambos estejam sujeitos a futuras mudanças. 


BLOG: Um defeito e uma qualidade?

R: Não gosto muito de ler meus livros depois de publicados, porque sempre surgem ideias novas que eu não poderei usar. Por outro lado, eu nunca me enjoarei de falar sobre eles. 

A qualidade é a escrita. Creio que seja um dom, porque eu tenho facilidade e creio que as pessoas que leem realmente gostam daquilo que eu escrevo. 


BLOG: Um sonho

R: Ser lido por pelo menos metade da população brasileira. 


BLOG: Quais as dicas que pode dar a um escritor principiante?

R: Não tenha vergonha de mostrar o que você escreve (a menos que seja algo extremamente íntimo). Mostre ao mundo aquilo que você mais ama fazer: escrever. 


Biografia do autor 


Tarcísio Carlos Moura Moia é Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue pelo Centro Universitário de Lins. Nascido na cidade de Lins, interior de São Paulo, passou a infância e juventude no distrito de Macucos, na mesma região. Ele sempre gostou de escrever, a primeira conquista como escritor foi aos 10 anos e suas primeiras histórias começaram aos 13. Atualmente com 23, o escritor trabalha na área de Comércio Exterior, é professor particular de Inglês e autor dos livros “Flores em Vida”, lançado em 2019 e “Quinze para Meia-Noite” lançado em 2020. Ambos estão disponíveis em e-book Kindle na Amazon e em formato físico nos sites Clube de Autores e Lojas Americanas. Seu próximo lançamento será "A Noiva", que já disponível em versão e-book. Tarcísio também escreve contos e já foi premiado com dois deles no Concurso de Contos "Cidade de Lins", sendo eles “Ponto Certo - 2019” que ficou em quinto lugar e "Ipê do Amor - 2020" vice-campeão do referido ano. Além da escrita, Tarcísio é apaixonado por arte, música e dança. 



Siga o autor nas redes sociais. 

Facebook -  Tarcísio C. Moura Moia 

Instagram- tarmouraa



Nenhum comentário