Entrevista com a autora Yasmin Rosa

 


Oi gente, faz tempo que não trago entrevistas com autores, já estava com saudade. 

Trouxe aqui a entrevista da Yasmin Rosa. 


Vamos prestigiar nossos autores nacionais!


Entrevista com autores


  BLOG:  Quem é a autora?


R: Uma menina que sempre se sentiu à vontade em meio às palavras, e descobriu que com a poesia poderia gritar ao mundo tudo que sentia sem ao menos sair de seu quarto.


BLOG: Se você pudesse se descrever em três palavras, quais seriam?

R: Amor, intensidade e determinação.


BLOG: O que te motivou a se tornar escritora?

R: Uma história que nasceu nos meus pensamentos e ficou martelando até que eu desse vida a ela. Depois disso as histórias não pararam de inundar a minha mente e eu percebi que aquele era realmente o meu caminho.


BLOG: Escrever significa...

R: Embarcar em uma viagem fascinante, levando de carona quantos mais quiserem se aventurar. A literatura é uma porta para infinitas possibilidades, e quem constrói essa porta somos nós, escritores. Eu acho isso simplesmente lindo!


BLOG: Quantos  e quais são seus livros publicados?

R: Por enquanto apenas um, A Luz Umbra.


BLOG: Qual o seu livro mais recentemente lançado? 

Meu filho único, A Luz.


BLOG: Qual livro mais te marcou ou é seu favorito entre os que escreveu?

R: Com certeza, A Luz Umbra, e nem é pelo fato de ser o único concluído. É que ele foi a minha primeira experiência “pra valer” como escritora, me fez rir, chorar, surtar, e descobrir o quanto eu poderia amar meus personagens. Eu preciso constantemente lembrar a mim mesma que eles não são de carne e osso, mas que dá vontade de abraça-los forte, dá! 


BLOG: Qual dos seus livros foi o mais difícil de escrever?

R: Aquele primeiro, que ficou me atormentando até que eu começasse a escrever. Justamente por isso está parado a mais de três anos, ele é meu desafio pessoal. Não quero retornar a ele até ter a certeza de que estou pronta para entregar de mim tudo que ele merece.


BLOG: Como você vê a questão da representatividade nos livros? Quais instruções você gostaria de dar para alguém que deseja trabalhar esse tema?  

R: Acredito que a pluralidade de características dos personagens de uma história é o que dá sentido a todo o resto. Por isso eu acredito que ela deve ser natural e espontânea. Se na vida real as pessoas são tão únicas, por que nas histórias elas seriam todas iguais? O que eu diria para quem deseja escrever com mais representatividade, é não olhar para isso como uma obrigação, como alguns autores têm feito, mas como uma dádiva. Olhe ao seu redor, veja quantas pessoas incríveis! Quando o autor é capaz de enxergar a beleza das diferenças, desejar essa beleza em suas histórias é inevitável.


BLOG: O que tem lido ultimamente?

R: Ultimamente meu repertório literário anda bem eclético! Desde que comecei a participar de um grupo de leitura coletiva, de romance espírita à crítica social, nada tem me faltado. E é assim que a rotina literária de um escritor deve ser, com uma pitada de “de tudo um pouco”.


BLOG: Quais são as suas referências literárias? Quais os seus autores favoritos?

R: Eu tenho uma queda e tanto pela literatura juvenil, sobretudo as com nuances sombrias. Anjos, vampiros e badboys não podem faltar na minha estante! Lauren Kate, Becca Fitzpatrick e Richelle Mead são as autoras da minha adolescência e sempre terão um lugarzinho especial no meu coração.


BLOG: Algum dos seus personagens foi inspirado em alguém real?

R:  Leona foi inspirada na Rosé, do grupo Blackpink. Não me pergunte por que, mas eu imagino as duas muito parecidas em diversos aspectos.


BLOG: Você possui algum ritual para escrever? Gosta de fazer roteiros ou simplesmente deixa a inspiração te levar?


R: Antes de começar a escrever preciso da minha escrivaninha perfeitamente organizada. Abro as janelas para a luz e o ar puro entrarem e seleciono a playlist. Eu planejo a história como um todo, mas gosto de dar liberdade aos meus personagens, afinal a história é toda deles! Por isso não vejo problema como as coisas não saem exatamente como eu esperava, essa é a parte mágica de escrever, ser um tipo de jardineiro que auxilia as flores a desabrocharem com a mesma expectativa de um observador. 


BLOG: Um defeito e uma qualidade?

R: Acredito que meu defeito é ser impulsiva. Minha maior qualidade é ser empática.


BLOG: Um sonho

R: Um mundo que seja bom para todos. Sei que é um pensamento muito utópico, mas não consigo deixar de ansiar por uma realidade mais justa, na qual todas as criaturas sejam felizes.


BLOG: Quais as dicas que pode dar a um escritor principiante?

R: Vai soar extremamente clichê, mas eu preciso dizer: escreva com o coração. Não interessa o quão talentoso ou inteligente você seja, se você não colocar seu coração em cada palavra, sua história será vazia. E antes de mais nada, escreva para si mesmo. O primeiro leitor que você deve agradar é você próprio. Se você amar sua história, mesmo que ninguém mais goste, ela não será em vão.


Biografia da autora

Yasmin Rosa nasceu em Uberlândia - MG, em 16 de março de 1996. Romântica irrecuperável, descobriu o gosto pela literatura ainda na infância, e sua paixão são os livros de fantasia. 


Confira a obra da autora na Amazon : Ebook


2 comentários