Resenha: Ava- Camila Borges

 

Obra: Ava

Autora: Camila Borges Tritto. 

N° de páginas: 143

Nota: 5

Gênero: Romance/ ficção científica 

Ebook

Sinopse:  

Helena vai trabalhar no hospital onde Marcelo é um importante pesquisador farmacológico, e a conexão entre os dois será intensa e rápida como já era de se esperar em almas gêmeas. E por falar nesses dois, eles são fofos demais. Ela acabou tendo perdas marcantes quando ainda era menina, mas nada disso tirou a sua garra e força, se tornou uma mulher admirável. necessária.

E como negar um pedido de Jesus?

Ava se preocupa quando Lyn tem um pressentimento sobre a dificuldade da missão, o que pode ser um sinal... Dará certo?

O que pode acontecer?

“Independente do que for, confio em Jesus. Prometo nunca desistir.”


    Oi, pessoal!
    A resenha de hoje é de um romance que promete causar muitas emoções em nossos corações, e me fez ficar apaixonada, envolvida, encantada e impactada. Ava de Camila Borges conta a história de seres iluminados que vieram de um belo planeta rosa chamado Relpek,  eles foram para a terra cumprir uma missão muito especial.
 Ava e Lyn foram designados para encarnar como Helena e Marcelo, e como humanos vão auxiliar muitos no combate as doenças emocionais, especialmente após a pandemia de Covid 19.


"Olhando para Lyn, pude vislumbrar o seu medo, a sua aflição de reencarnar na Terra, a última vez que encarnamos naquele planeta foi há séculos. Muita coisa aconteceu desde então, nesse momento nossas reencarnações são de resgate, missões para auxiliar outras almas que estagnaram na evolução rumo à pureza."


     A princípio podem achar que é só mais uma história usando extraterrestres, mas vai além disso, pois a autora utilizou elementos de ficção científica, drama, e romance na medida certa para nos arrebatar.
  Achei que essa mistura foi perfeita pra criar um enredo apaixonante e maravilhoso que me conquistou do começo ao fim com leveza nos momentos certos, e com doses cavalares de emoção que me levou do riso as lágrimas rapidamente. 

 Helena vai trabalhar no hospital onde Marcelo é um importante pesquisador farmacológico, e a conexão entre os dois será intensa e rápida como já era de se esperar em almas gêmeas. E por falar nesses dois, eles são fofos demais. 
Helena acabou tendo perdas marcantes quando ainda era menina, mas nada disso tirou a sua garra e força, se tornou uma mulher admirável.

"A missão que nos foi confiada é de extrema importância para a continuidade da raça humana terráquea. Um percentual alarmante da população está cada vez mais depressiva, apática, sem vontade de seguir em frente, a quantidade de suicídios é enorme. Nossa intervenção será no tratamento, na maneira como esses doentes são tratados. Plantaremos a semente, gerações futuras colherão os frutos."

  Falar sobre saúde emocional é importante e vemos nessa história que a depressão foi retratada com cuidado, sensibilidade e delicadeza.  Cada vez que leio um livro falando sobre depressão e que traz a mensagem de superação e inspiração,  me sinto representada e grata pelos autores que decidem trazer o assunto a tona sem romantização. 

  Outra coisa que me chamou muito atenção em Ava foi a abordagem da sobrecarga e da maternidade romantizada, foi muito bom ver isso ser discutido no livro em algum momento porque é uma realidade, inclusive também vivenciei a maternidade romantizada, o que corroborou para minha pré-disposição a depressão pós- parto. 
   
"As mulheres estão sobrecarregadas demais. Muitas vivem em casamentos falidos, tendo que lidar com companheiros agressivos. Vivem literalmente com uma arma apontada para suas cabeças, todos os dias. É lógico que viver com esse tipo de situação todos os dias causa algo no organismo."

  Ava é narrada em primeira pessoa, e é dividida em algumas  partes,  desde a preparação para a missão, o tempo na terra e a passagem do tempo para o futuro. 
  É impossível não se apaixonar pelo Marcelo e pelo Gael, aliás, mais um aspecto me atraiu no livro, a autora criou Marcelo com uma característica especial, os olhos de cores diferentes, a heterocromia, traço esse que é raro eu encontrar nas obras por aí, e acho bem interessante. 

"Cacau, não tenho dúvida nenhuma, quero você e tudo que vem contigo, seus medos, sua risada, seu otimismo, sua essência, quero amar você, livre e completamente."

  Imagina sentir o gosto da felicidade e de repente ela lhe escapa por entre os dedos, e se o amor da sua vida fosse tirado bruscamente de você,  é duro, não é? Pois é! Acompanhamos Helena tentando seguir em frente com seu coração aos cacos após a partida de sua alma gêmea. E o jeito de aplacar a dor é se apegar as lembranças e as cartas a ele. 

   Enquanto lia as lágrimas rolavam no meu rosto, conseguia sentir cada dor da personagem, quis poder acolhe-la muitas vezes. A escrita da Camila é tão admirável que não tem como a gente não ser transportado para todos esses momentos marcantes com Helena. 

"Sinto seu cheiro, sua presença e sua ausência. Um turbilhão de emoções me invade, a sensação que tenho é de estar no mar, entre uma onda e outra, e não conseguir me levantar. Tornei-me refém de um amor que transborda e não tem para onde ir."

 

      A saudade é uma dor agoniante, ela machuca, mas ao mesmo tempo parece ser o único jeito de manter alguém vivo em nossas memórias. O luto nos deixa desnorteados, no piloto automático. 
        Helena travava uma batalha todos os dias por ela e pelo filho, a dor era quase insuportável. 

"Já sentiu que está vivendo o mesmo dia repetidas vezes? As mesmas falas, as mesmas pessoas.... Os mesmos locais. Pareço um robô, estou vivendo mecanicamente. "

    E quando você acha que já chorou o bastante, os plots desse livro te fazem ficar surpresa, viu? Amei! 
   Sabe aquele livro que parece fofinho, mas pode te deixar de ressaca literária? Então esse foi um desses para mim. Foram tantas emoções que custo a me desligar da história para ler outras. 


"Helena, não sei o que o destino nos reserva, a única coisa que sei é que, quando te vi, algo mudou em mim. A sensação que estava faltando algo. Você é meu futuro, não importa como."

   Camila conseguiu nos envolver em uma trama muito bem estruturada com personagens cativantes e ousou ao utilizar a espiritualidade no meio disso tudo, e ficou bem surpreendente o resultado da mescla feita por ela, gostei. 

  Já li outros livros almas gêmeas e preciso dizer que sempre me emociono no reencontro delas, é algo espetacular. A ligação de almas é inexplicável, acho lindo.    

"Escondidos e aos prantos, presenciamos esse lindo encontro de almas. Nem nos melhores sonhos, imaginei ter o Dengo aqui, vivo. Ele prometeu que nem a morte iria nos separar... E cumpriu."


    Preciso de mais motivos para te convencer a conhecer esse livro? Entrou para meus favoritos. Amei e recomendo!

 







    



Nenhum comentário