Resenha: Inocência perdida - Priscila Mariano

 


Obra: Inocência perdida 

Autora: Priscila Mariano

Editora: Drago editorial 

Nota: 5

Ebook na amazon

Sinopse: Até onde vai a crueldade humana? Felipe sentiria na alma e no corpo que tudo não é apenas carinho e amor. Após descobrir que tinha uma família, viu que os anos passados no abrigo São Marcos, foram os melhores de sua vida. E que a felicidade que tanto desejava em família, era ilusória e, aos poucos, descobre que a vida não é tão simples, e que até mesmo entre famílias existem monstros.Aos onze anos sentia na pele a violência e a crueldade daquele que deveria amá-lo e protegê-lo.O que poderia fazer, se a vida de seu irmão dependia de ele aceitar os caprichos de uma mente doentia? Como fugir do monstro que vivia a seu lado? Esta é a história de um menino que tinha rosto de anjo, mas viveu um inferno na vida.


    Oi, pessoal! Hoje trago a resenha de um dos livros mais fortes e mais impactantes que eu li nesse ano e também nos últimos tempos. Inocência perdida- A saga de um pintor é uma obra intensa, sensível, e assustadoramente verossímil, pois estamos falando aqui de temas importantes e que infelizmente fazem parte da realidade de muitas crianças, jovens e adultos mundo afora.

    Felipe viveu a maior parte da sua vida no orfanato de São  Marcos, que era cuidado por padres, era um garoto levado e que dava uma baita dor de cabeça para os seus cuidadores, o que os levava a disciplinar o menino de todas as formas possíveis, até mesmo utilizando a punição física. Tudo que ele sonhava era encontrar uma família que o amasse e o protegesse, e um dia o destino o fez conhecer aquele que seria seu pai biológico. Uma esperança surgiu em seu coração, mas o frio na espinha veio junto e ele mal podia imaginar que estava prestes a pisar no inferno em vida.

    Ele conheceu Tobias, um menino que teria sido abandonado como ele e que por loucura da vida era seu irmão, mas o garoto era mudo e ninguém se dignava a cuidar dele como precisava para que pudesse desenvolver mais a sua comunicação e superar suas dificuldades. Felipe estava disposto a tudo para ajudar e cuidar do irmão, sentia que só ele conseguiria protegê-lo de alguma forma.

    A nova casa dos meninos escondia segredos sombrios e repulsivos, a esposa achava que o marido era perfeito, mas nem imaginava que dormia com alguém de faces obscuras e cruéis, ao ponto de ser capaz de fazer qualquer coisa para obter o que quisesse. 

    Aos olhos da sociedade o empresário era um pai de família exemplar, mas na surdina se entregava a desejos perversos, e podia ser manipulador e ter qualquer um como sua marionete porque nessa sociedade o dinheiro parece sempre estar acima dos valores, preceitos e da justiça. E é aí que a gente se pega em muitos momentos sentindo raiva e vontade de acabar com Carlos Fábio, um homem que "transpira" violência em todos os suas nuances, o tipo de homem que se casa para esconder o seu lado monstruoso, mas um dia a verdade vem à tona e os castelos de cartas são derrubados pelo vento forte.

 

    " Eu sou obrigado a agir dessa forma porque se eu não lhe responder ao que ele chama de carinho, ele me causa mais dores. Eu estou cansado de levar surras por causa disto"

    Priscila nos envolve em uma história emocionante, e envolvente. Ela trabalhou com cuidado temas como abuso infantil, depressão infantil, tráfico de pessoas, e pedofilia, mostrou o sofrimento não só das vítimas como dos familiares ao descobrirem a verdadeira face horrenda de um de seus membros, também mostrou com maestria as dores na alma e as cicatrizes que ficam depois de abusos constantes. 

    Confesso que em muitos momentos precisei parar a leitura para poder respirar, pois ele tem muitos gatilhos que podem mexer com os leitores, eu chorei algumas vezes e o final foi só um gostinho do que vem no próximo livro.

    A gente sente a dor e a agonia de Felipe, torcemos para que ele possa se reconstruir após ter sido violado covardemente. Esse não é um livro com final feliz, ok? É um retrato da realidade que faz a gente sofrer e refletir sobre o que acontece ao nosso redor. Quantos por aí não viram vítimas de um esquema lucrativo de prostituição especialmente a infantil? A violência física, psicológica e sexual deixa marcas que o tempo não apaga, somente acolhimento e terapia podem ajudar o indivíduo a ter uma chance de recomeçar.

    Inocência perdida é um  drama psicológico sensacional, e eu recomendo muito essa leitura a todos que tiverem coragem para ler uma história assim de superação. O trabalho de pesquisa e ambientação da obra foi excepcional, a narrativa em terceira pessoa nos permite entender bem a visão de cada um e as suas motivações para determinadas atitudes. 

    Terminei a obra completamente em choque e confesso foi um dos livros que me deixou com uma ressaca literária por alguns dias, ficava pensando em tudo que li e ansiosa pra saber se Felipe vai conseguir transformar suas dores em algo mais bonito para ajudar outras pessoas, ao que me parece a arte será seu escape para seu interior caótico, como é para muitas pessoas, inclusive eu que utilizei a escrita e a  música para me refugiar de lembranças traumáticas da infância e adolescência, no meu caso me identifiquei com alguns personagens entre eles o Natan, que sofreu abandono parental, os pais viviam ocupados trabalhando loucamente, e não davam afeto e atenção ao filho, e isso o deixou com a sensação de que não era mais do que um fardo que eles queriam se livrar.

    Embora meus pais não tenham feito isso conscientemente, cada um estava doente a sua maneira naquela época,  é fato que a ausência deles marcou essas etapas da minha vida e que hoje como adulta eu ainda tento entender, e me acolher quando qualquer sentimento de abandono ameaça aparecer. É por isso que quando somos pais temos a responsabilidade de amar, cuidar e zelar por nossos filhos, mesmo com a loucura do mundo que vivemos, o abusador pode estar na mesma casa que você ou pode ser seu vizinho, é quem menos se espera, não dá pra confiar nossos filhos a qualquer um.

     E mesmo com a correria de trabalho,  nenhum emprego deve estar acima da família, eu cresci vendo isso em casa, e não vou repetir agora que sou mãe. O tempo passa e não dá pra recuperar os anos de ausência, embora muito se deseje acertar.

    É por isso que acho que muitas pessoas vão ser impactadas com essa obra, com certeza todos nós conhecemos alguém que já sofreu com algum dos assuntos abordados, é um livro excelente, profundo e realista. Gostei e recomendo!


Um comentário