Entrevista com a autora Ariane Fonseca

 


   Oi, pessoal! Hoje trago essa entrevista que fiz com a minha nova parceira, a Ariane Fonseca. 

Eu já li alguns livros dela e gostei muito, super recomendo. 


Então bora conhecer um pouco mais desse autora maravilhosa ❤️

BLOG: Quem é a autor(a)?


R: Tenho 32 anos e gosto de ler de tudo um pouco, desde que tenha um casal fofo e apaixonante para shippar. Essa paixão pela leitura plural diz muito sobre mim como escritora porque não me represento em apenas um gênero. 

Comecei a escrever em 2017, faz 5 anos agora em 2022. Descobri minha vocação e não quero nunca mais parar até ficar velhinha.

Tenho 15 obras publicadas na Amazon e 10 em formato físico de forma independente. Todas as minhas histórias tem um pouco de drama, reflexão e muito amor. Vão do hot, ao romance espírita e até ficção científica. 


BLOG: Se você pudesse se descrever em três palavras, quais seriam?


R: Criativa, adaptável e curiosa.  


BLOG: O que te motivou a se tornar escritora?


R: Para ser sincera, foi bem de repente. Eu gosto de ler desde a adolescência, mas tinha dificuldade de encontrar pessoas para comentar sobre os livros. Em 2017, eu era chefe em uma empresa de comunicação com meu marido e havia uma funcionária apaixonada por ler tanto quanto eu.

Trocávamos muitas figurinhas e foi na época que comecei a ler mais nacionais. Conheci um conto na Amazon e fiquei doida para a continuação da história. Fanfiquei com essa amiga muitos finais possíveis e ela disse que eu era bastante criativa e deveria criar a minha própria história.

Foi na brincadeira, também levei na brincadeira de início, porém, não consegui tirar da minha cabeça a possibilidade. Logo surgiu o enredo de Infnito enquanto dure e não parei mais. 


BLOG: Escrever significa...


E: Ter asas, voar para outros mundos, conhecer outras pessoas, sentir intensamente...


BLOG: Quantos e quais são seus livros publicados?


Tenho 15 histórias publicadas na Amazon em e-book. 


📚 Livros publicados

InspireSentidos 1

Veja     Sentidos 2

Ouça |  Sentidos 3

Prove |  Sentidos 4

Toque | Sentidos 5

Infinito enquanto dure https://amzn.to/3td8Blx

Não te darei meu coração https://amzn.to/3tcUVqz

Antes da última respiração https://amzn.to/3wLjDAF

Transcendente | Pra você guardei o amor https://amzn.to/3tdTpVa

Experimento https://amzn.to/3qrocib

Libertos https://amzn.to/3u6HhIu


📚 Contos publicados

Sem ar https://amzn.to/3dZ4Zx2

Não tenha medo https://amzn.to/3dc46BZ

Minha lista de desejos https://amzn.to/3wOPd0c

Cupido estagiário https://amzn.to/3mIkFIX 


BLOG: Qual o seu livro mais recentemente lançado? 

R:Meu último lançamento é Libertos, um spin-off da ficção científica erótica Experimento.


BLOG: Qual livro mais te marcou ou é seu favorito entre os que escreveu?

R:O livro que mais me marcou é também meu favorito. Foi o primeiro, Infinito enquanto dure. Além do fato de ter me iniciado nesse meio literário como escritora, sou completamente apaixonada pelos personagens. A evolução de cada um no enredo é especial para mim.


BLOG: Qual dos seus livros foi o mais difícil de escrever?

R:Atualmente, o mais difícil foi Experimento. Nunca tinha me aventurado na ficção científica.

Foi complicado entender o gênero novo, compreender os termos técnicos para criar um enredo convincente e realista na medida do possível e, principalmente, dosar tudo na trama para ficar interessante.

BLOG: Como você vê a questão da representatividade nos livros? Quais instruções você gostaria de dar para alguém que deseja trabalhar esse tema?  

R: Confesso que quando comecei não tinha a mentalidade que tenho hoje sobre a importância da representatividade. A chave mudou na minha cabeça com a escrita de Prove, que é justamente um enredo que fala sobre o racismo na sociedade

Desde então, eu tenho trabalhado para inserir em todas as obras posteriores personagens de minorias. Nem sempre tratando de assuntos polêmicos, mas como meros personagens como qualquer outro. Estou tornando cada vez mais natural nas histórias. 

Acho fundamental os autores estudarem a fundo e inserirem nos seus livros personagens diversos. Eu tenho uma mocinha muda, um mocinho autista, um secundário com Síndrome de Down, tenho vários pretos, tenho amarelos, tenho homossexuais... é importante a pluralidade. 


BLOG: O que tem lido ultimamente?


R:Eu estou na vibe de enemies to lovers haha Gosto de um casal cão e gato, que demora a se render. Os personagens que vão mais devagar são meus preferidos.


BLOG: Quais são as suas referências literárias? Quais os seus autores favoritos?


R:Eu AMO os livros dramáticos, são sempre minhas principais referências. A minha autora preferida atualmente é a Colleen Hoover. Adoro as reviravoltas que acontecem nas suas histórias e a capacidade de me fazer chorar em poucas páginas.


BLOG: Algum dos seus personagens foi inspirado em alguém real?


R: Não, por enquanto não. Eu pego referências de várias pessoas ao meu redor para criar a personalidade dos meus personagens, mas não de uma em específico. 


BLOG: Você possui algum ritual para escrever? Gosta de fazer roteiros ou simplesmente deixa a inspiração te levar?

R: Sou extremamente metódica! Faço o roteiro no aplicativo Trello. Coloco todos os capítulos com resumo, pesquiso nomes e avatares para todos os personagens, faço ficha de cada um. Separo tudo de pesquisa que será abordado no livro por tópicos. Sem isso, não consigo começar a escrever.

No ato em si da escrita, não pode faltar nunca um dicionário de sinônimos aberto e a página do Google. Eu adoro pesquisar. Não consigo escrever com música, gosto de silêncio.


BLOG: Um defeito e uma qualidade?


R: O defeito é ser inconstante demais e a qualidade ser criativa. 


BLOG: Um sonho


R: Ter um livro transformado em obra audiovisual. 


BLOG: Quais as dicas que pode dar a um escritor principiante?

R: Escreva, em primeiro lugar, para você mesmo. Tenha amor e paixão por sua história, o resto será consequência. Não seja imediatista, tenha paciência de subir degrau por degrau. Acontece, mas é difícil estourar na primeira obra. A persistência fará toda diferença na sua trajetória.


Biografia do autor


Ariane Fonseca tem 32 anos, é formada em Jornalismo e pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. Mora em Taubaté, no interior de São Paulo, com o marido e dois filhos. 

A paixão pela leitura começou na adolescência com “O diário de Anne Frank” e passou por várias fases – de fantasia ao hot. Apesar de amar escrever, só decidiu arriscar sua própria ficção em 2017. O que era uma brincadeira, na plataforma gratuita de incentivo a literatura Wattpad, se tornou uma vocação e ela pretende nunca mais parar.


Suas histórias são recheadas de reflexões, amor e aquele toque de sensualidade. Não nega para ninguém que ama um drama e que adora deixar as emoções dos leitores à flor da pele.


Para saber mais, acesse: www.autoraarianefonseca.com.br



Obrigada querida pela entrevista, amei conhecer mais sobre você. Gente tô começando a série sentidos, e em breve trago minha resenha sobre o primeiro. Impossível não amar❤️

Gostaram? Conheçam o trabalho da autora, com certeza você vai achar algum livro dentro do estilo que gosta de ler. 


Até a próxima! 



Nenhum comentário