Entrevista com a autora Helena Medeiros

 

Oi, gente! 

Hoje a entrevista será feita com a minha parceira Helena Medeiros. 


 Entrevista com a autora 


BLOG: Quem é a autora?

R: Sou uma pernambucana apaixonada pela escrita, leitura, música, natureza e animais. E sempre gosto de aprender algo novo.


BLOG: Se você pudesse se descrever em três palavras, quais seriam?

R: Ansiedade, procrastinação e imaginação (risos).


BLOG: O que te motivou a se tornar escritor?

R: Sempre gostei de escrever como uma forma de ajudar a mim mesma, já que nem sempre tive pessoas que me compreendessem, escrever sempre me ajudou a colocar meus sentimentos para fora e me entender. Mas a publicação veio da vontade de compartilhar meus pensamentos e ideias com outras pessoas e tentar transmitir algo positivo (sim, eu fazia isso até no terror kkk).


BLOG: Escrever significa...

R: Me salvar e, quem sabe, ajudar pessoas a se salvarem também.


BLOG: Quantos e quais são seus livros publicados?

R: Quatro como Helena Medeiros: Última Chance para o Amor, Love Before Songs, Love Before Fears e Tudo o que Aprendi Até Aqui. E um com pseudônimo haha. 


BLOG: Qual o seu livro mais recentemente lançado? 

R: Tudo o que aprendi até aqui. E em breve teremos o físico do Love Before Fears, pela The Books Editora.


BLOG: Qual livro mais te marcou ou é seu favorito entre os que escreveu?

R: O Última Chance para o Amor. Foi meu primeiro e me ensinou muito. Além disso, graças a ele eu enxerguei que estava em um relacionamento abusivo e decidi terminar. Além de homenagear minha cadela que eu amava muito, ela adoeceu e faleceu durante o processo de escrita, quando faleceu eu tinha que escrever um final feliz, então foi um desafio, mas fiquei orgulhosa depois. Então o UCPOA me ajudou muito, especialmente no momento da dor.


BLOG: Qual dos seus livros foi o mais difícil de escrever?

R: Tudo o que aprendi até aqui. Passei um ano para terminá-lo, porque tinha gatilho sempre que escrevia. Como Serena, mostrei muito das minhas dores, angústias, medos, traumas e aprendizados.


BLOG: Como você vê a questão da representatividade nos livros? 

Quais instruções você gostaria de dar para alguém que deseja trabalhar esse tema? Você trabalha esses temas? 

R: Acho muito importante, mas é algo para se trabalhar com cuidado. Especialmente quando não fazemos parte do que queremos representar no livro. Eu escrevi sobre a Laura, em um conto, ela é escritora e tem síndrome de Down. Ainda preciso finalizar o livro dela, e mesmo tendo convivido com pessoas com a síndrome, quero pesquisar ainda mais para colocar realismo ao tema. Sugiro que se não faz parte (e talvez até fazendo, já que sempre temos várias formas de ver o mesmo) pesquise muito: livros, filmes, séries... e também fale com pessoas que façam parte do que você deseja escrever e/ou as observe bastante.


BLOG: O que tem lido ultimamente?

R: Livros de romance, fantasia e autoajuda.


BLOG: Quais são as suas referências literárias? Quais os seus autores favoritos?

R: José de Alencar foi minha maior referência. Gosto muito da Clarissa Corrêa, que é uma autora contemporânea, os textos dela sempre me inspiram.


BLOG: Algum dos seus personagens foi inspirado em alguém real?

R: Vários kkkk, mas nunca completamente, um pouco da personalidade de um, um pouco dos gostos de outro. O Pedro, por exemplo, eu inspirei no meu ex (que era atual na época) sem nem perceber.


BLOG: Você possui algum ritual para escrever? Gosta de fazer roteiros ou simplesmente deixa a inspiração te levar?

R: Eu sempre escrevo o resumo geral e penso muitooooooo na história e me conecto com os personagens antes de começar a escrever e quando começo também, tanto que geralmente sonho com eles.


BLOG: Um defeito e uma qualidade?

R: Defeito: ficar irritada facilmente. Acho que preciso de férias kkk.

Qualidade: empatia. Sempre procuro me colocar no lugar da pessoa e entendê-la, mesmo quando ela é babaca comigo.


BLOG: Um sonho.

R: Serei clichê em dizer, mas lá vai: viver de escrita.


BLOG: Quais as dicas que pode dar a um escritor principiante?

R: Não desista, escute apenas críticas que sejam úteis e procure ignorar aqueles que querem te fazer parar. Estude sobre, leia muito e escreva sempre. Quanto mais escrever, melhor ficará. Não se preocupe se estiver começando “no escuro” e sozinho, aos poucos vai encontrar outros escritores no caminho. Muito cuidado com editoras e alguns autores também. Do mesmo jeito que existem os bons, há os que querem destruir seus sonhos e te desmotivar; então esteja atento.


 Biografia da autora 

  Maria Helena Medeiros de Novaes, ou simplesmente Helena Medeiros, nasceu em 1990, é pernambucana e apaixonada por animais e livros. Trabalha como Designer Gráfico, sob o nome fantasia Ramificando Designs. E também é Engenheira Agrônoma, formada pela UFRPE/UAST.

Possui contos e livros publicados na Amazon, inclusive uma coletânea de contos de romance e terror em parceria com o escritor Geovane Gomes, chamado Um Amor e Um Terror, também publicada em livro físico. Organizou e tem conto publicado em antologias como Belas & Fatais e Como se fosse um dorama; e uma antologia com poemas e crônicas, chamada Escreva como uma Mulher. Além do Love Before Songs, possui os livros Última Chance para o Amor e Tudo o que aprendi até aqui, publicados em formato físico e digital, estes últimos de forma independente.

Confira o trabalho da autora na Amazon Ebooks


Nenhum comentário