Entrevista com a autora Camila Dornas




Oi, gente! 
Hoje trouxe a entrevista que fiz com essa lindeza que é  a Camila Dornas, uma das autoras nacionais que mais admiro. 

Bora conhecer  mais sobre ela? 


BLOG: Quem é a autora? 

 

R: Apenas uma sonhadora. Viciada em séries e filmes, apaixonada por sushi, amante de viagens e eventual assassina de personagens e destruidora de corações (Brincadeira, podem ler meus livros sem medo muhahaha). 

 

BLOG: Se você pudesse se descrever em três palavras, quais seriam?

 

- Determinada

-Sonhadora

-Ansiosa

 

 

BLOG: O que te motivou a se tornar escritora?

 

R: Escrever sempre foi meu refúgio quando as coisas ficavam complicadas, meu conforto depois de cada coração partido. Era, e ainda é, uma maneira de trazer magia ao mundo.

 

 

BLOG: Escrever significa...

 

R: Deixar seu coração na página, compartilhar seus medos, suas alegrias, suas esperanças. Escrever é se doar.

 

BLOG: Quantos e quais são seus livros publicados?

 

R: Atualmente, tenho 6 livros publicados e um prestes a ser lançado. Em ordem cronológica de publicação, eles são:

 

- A Linhagem

- Subconsciente

-Paraísos Selvagens

-100 canções para salvar sua vida

- O Violino Escarlate

-  Mil pedaços 

 

E no começo  deste ano lancei  “Em Mil Pedaços”, um romance escrito em parceria com a Duda Razzera.

 

BLOG: Qual o seu livro mais recentemente lançado? 

 

 

R: O Violino Escarlate foi o mais recente. Ele conta a história de uma mulher que perde a avó, mas acaba encontrando um violino mágico no funeral dela. Quando ela toca, o fantasma de sua avó aparece e pede que ela vá em uma jornada até o México para devolver o instrumento.

O livro é muito especial para mim, porque aborda relacionamentos abusivos e o amor familiar. Para quem gosta de realismo mágico, é um prato cheio.

 

BLOG: Qual livro mais te marcou ou é seu favorito entre os que escreveu?

 

 

R: Acho que meu favorito é sempre o último que escrevi. Contudo, Paraísos Selvagens foi um dos que mais me marcou, porque todo o processo de entrevistas para compor a história, que se passa na ditadura militar, foi bem emocionante.

 

BLOG: Qual dos seus livros foi o mais difícil de escrever?

 

R: 100 canções para salvar sua vida. O livro aborda temas como suicídio e abuso sexual, então eu tive que tomar muito cuidado com o modo como contei aquela história. Foi emocionante, brutal, e muito pessoal. A história foi inspirada na minha melhor amiga, então o livro tem uma carga bem forte para mim.

 

 

BLOG: Como você vê a questão da representatividade em obras que tratem relação abusiva e transtornos emocionais nos livros? Quais instruções você gostaria de dar para alguém que deseja trabalhar esse tema? Você tem alguma obra que possa recomendar sobre isso além do seu aclamado 100 canções para salvar a sua vida? 

 

R: Antes de tudo, é importante pesquisar. Se você vai falar sobre algum tema sensível, converse com pessoas que passaram por aquilo, pense no impacto que suas palavras podem causar em outras pessoas, tanto de maneira positiva quanto negativa. E sempre passe por uma leitura sensível com um profissional antes de publicar.

Meu livro O Violino Escarlate fala sobre relacionamentos abusivos e tem representatividade negra. O olhar de uma pessoa que passou por isso foi essencial na construção da trama.

 

-   BLOG: O que tem lido ultimamente?

 

R: Adoro livros de romance, drama e fantasia, mas ultimamente tenho me perdido no mundo dos thrillers. Conheci a escrita da Karin Slaughter ultimamente e não consigo largar!

 

 

BLOG: Quais são as suas referências literárias? Quais os seus autores favoritos?

 

R: Minhas referências são bem variadas. Comecei a ler com livros de fantasia juvenil como Harry Potter e Percy Jackson. Com o tempo, comecei a me apaixonar pela literatura clássica inglesa, principalmente Hemingway e Dickens. Hoje em dia, meus autores favoritos são Mauricio Gomyde e Lola Salgado! Sempre que eles lançam algo novo, eu corro para ler.

 

BLOG: Algum dos seus personagens foi inspirado em alguém real?

 

R: Sim e não. As pessoas em minha vida sempre estão presentes nos personagens que eu crio, e muito de mim mesma também acaba surgindo nos personagens, mas eles ganham sua própria voz conforme eu escrevo.

 

BLOG: Você possui algum ritual para escrever? Gosta de fazer roteiros ou simplesmente deixa a inspiração te levar?

 

R: Preciso de uma rotina de escrita para funcionar bem. Sempre escrevo pela manhã, bebendo um chá e com uma playlist inspiradora tocando. Gosto de organizar as ideias, mas nada muito elaborado. A história geralmente é como um sussurro no meu ouvido, e vai fluindo conforme eu escrevo.

 

 

BLOG: Um defeito e uma qualidade?

 

R: Sou muito batalhadora. Acredito nos meus sonhos e luto por eles com tudo que tenho. É uma qualidade que eu amo.

Meu pior defeito é ser extremamente ansiosa, isso acaba atrapalhando tanto minha escrita quanto o dia a dia.

 

BLOG: Um sonho

 

R: Viajar o mundo. Ver meus livros em todas as livrarias do Brasil.

 

BLOG: Quais as dicas que pode dar a um escritor principiante?

 

R: Escreva, mesmo quando você não se sentir seguro sobre a história. A insegurança muitas vezes nos atrapalha, mas se você não acreditar em si mesmo, ninguém mais vai. Converse com outros autores, se puder, e não desista.

 

 

Biografia da autora 

 Camila Dornas mora em Brasília, é formada em Letras e trabalha com escrita desde 2013, quando publicou sua primeira obra, A Linhagem, aos 16 anos. Desde então, Camila já publicou cinco romances. Quando não está escrevendo. Camila passa o tempo livre colecionando lágrimas de leitores ou maratonando séries. 


 E aí  gostaram? 

Já li 100 canções e Mil pedaços, foram livros maravilhosos que marcaram minha vida. Fui muito tocada por eles. 

Recomendo! 


Obrigada querida Camila pela entrevista, amei te conhecer um pouco mais. 

Até a próxima! 

 


Um comentário