Entrevista com a autora Fernanda Egger

 



Oi, gente!

Hoje eu trouxe a entrevista que eu fiz com a autora Fernanda Egger.

E aproveitando a data do dia do escritor nesse 25 de julho, parabéns a ela e a todos os autores que colocam seu amor e sua alma em palavras que transcrevem para o papel, e que chegam até os leitores, e assim vivemos mil vidas e mil emoções por meio dos livros.

Agora vamos conhecer um pouco mais dessa autora que está lançando livros incríveis em fantasia, a duologia Imperdoáveis, a qual estou lendo e devo trazer a resenha logo logo.

Eu amo essa duologia com anjos, é uma das fantasias mais incríveis que já li. Recomendo!


Vamos a entrevista


BLOG:  Quem é a autor(a)? 


R: Olá meu nome é Fernanda Egger, sou mestre em Ciências e formada em Psicologia, cursando a faculdade de Letras (segunda graduação) e autora dos livros em série Imperdoáveis, lançado em 2013, mas que foi reeditado em 2021 pela Editora Alarde, com o intuito de fazermos a estreia do segundo volume, intitulado Viciados, também pela Editora Alarde que já se encontra em Pré-venda, amante de romances de fantasia.


BLOG: Se você pudesse se descrever em três palavras, quais seriam?


R: Leal, apaixonada, paciente.



BLOG: O que te motivou a se tornar escritora?


R: Os livros. Desde pequena, mal tinha começado a ler e os livros sempre estiveram a disposição e me despertaram o interesse, eles funcionavam até como companhia, nos momentos de solidão.



BLOG: Escrever significa...


R: Viver. Não consigo me imaginar sem escrever. É como se fosse uma exigência ou um instinto. Me acalma muitas vezes quando estou ansiosa.


BLOG: Quantos e quais são seus livros publicados?


R: 2 livros físicos, um ebook pela Amazon e 4 contos em Antologias. Isso dentro da literatura propriamente dita, mas tenho livros didáticos e paradidáticos publicados, todos na área de Psicologia e ensino e estes acho que já meio que perdi a conta.

Mas os de literatura são:

2013 – Primeira versão de Imperdoáveis;

2018 – Conto “A Cidade das Pirâmides” na Antologia: Eles estão entre nós.

2019 – Conto “As crianças sem sorriso” na Antologia: Sombras da Noite

2020 – Conto: “A Pedra Carmesim” na Antologia: Tesouros Perdidos

2020 – Ebook Amor de Papel

2021 – Conto: “Vee Hypnos” na Antologia: Sombras da Noite

2021 – Reedição de Imperdoáveis e estreia de Viciados


BLOG: Qual o seu livro mais recentemente lançado? 


R: Viciados.


BLOG: Qual livro mais te marcou ou é seu favorito entre os que escreveu?


R: A saga Imperdoáveis é o meu projeto mais marcante. Foi pensado em 5 volumes e eu ainda só consegui publicar 2. Quero ter condições de publicar a continuação no ano que vem (o 3º livro), ele já está bem adiantado e tem título.


BLOG: Qual dos seus livros foi o mais difícil de escrever?


R: VICIADOS. Demorei mais de 7 anos para achá-lo digno de ser publicado ( risos).


BLOG: O que tem lido ultimamente?


R: Tenho procurado ler a literatura nacional atual, estou lendo pelo menos 3 ebooks antes de dormir de autores brasileiros, tem dias que dou mais gás em um... outro dia em outro e por ai vai, até eu ficar com sono. Acho que não consigo mais dormir sem ler.


BLOG: Quais são as suas referências literárias? Quais os seus autores favoritos?


R: Romance é o gênero literário que mais gosto. São minhas referências, tudo que é romance que parou na minha mão eu li. Minto. Alguns eu recusei, na verdade, não tive aquela ânsia em ler, como 50 tons de Cinza, pelo menos, não até o momento. Pode ser que um dia eu resolva dar uma chance a eles. 

Mais especificamente dentro do romance, eu gosto do estilo fantasia, principalmente quando envolve algum tipo de monstro, mas monstro não apenas medonho, mas geralmente os que tem aquela alma, um algo mais. 


Minhas referências literárias vão desde as tragédias de Shakespeare, passando por Victor Hugo, Goethe, Dostoiévski, Milan Kundera, Dumas, Tolstói, Ésquilo, Hermman Hesse, Machado de Assis, José de Alencar, Aloísio Azevedo, Graciliano Ramos e muitos outros clássicos brasileiros, afinal eu adorava aula de literatura na escola, nunca reclamei de ler! 

As autoras também me influenciaram demais, e atualmente prefiro romances escritos por mulheres: Austen e Brönté, Shelley, Anne Rice, Meyer, Rolling, Cassandra Clair, Becca Fitzpatrick, as (mãe e filha) Cast, Marina Colasanti, as moças que atualmente ou trabalharam comigo como a Naila e a Lu Queiroz ou tenho contato através de redes sociais como a Sara Klust e a fofinha da Thalissa Betinelli.


Adoro referência em mitologia e em fábulas também. 

Adoro poesia mas não sei escrever, e prefiro os poetas brasileiros como Manuel Bandeira e Cecília Meirelles. Dentro do romance acho que meu escritor favorito é Victor Hugo. Já li três livros dele e gosto dos três. Dentre as escritoras que mais influenciaram minha escrita a Anna Rice é o nome. Quando era jovem gostava de horror e suspense, meu preferido não é Stephen King, é Edgar Allan Poe e o mais terrível (o que dá mais medo) na minha opinião é o Clive Barker. Sou fã de HQ desde criança e hoje adoro mangá e anime.

Posso ficar o dia inteiro falando de livros.


BLOG: Algum dos seus personagens foi inspirado em alguém real?


R: A Clarissa, da série Imperdoáveis/Viciados foi inspirada em duas meninas que eram muito próximas e que praticamente as vi crescer. Eu comecei a escrever a saga em 2011 e queria uma personagem tímida e não falastrona, ou seja, diferente de mim que falo pelos cotovelos. Então, elas me serviram de inspiração para a criação da personagem.


BLOG: Você possui algum ritual para escrever? Gosta de fazer roteiros ou simplesmente deixa a inspiração te levar?


R: Tomo bastante café (mas se eu não me policiar tomo café o dia inteiro, é um vício) e ouço músicas e as fico selecionando quando quero encontrar alguma inspiração para alguma cena que imaginei. Eu faço diretrizes dos livros, porque as vezes eu não tenho como escrever exatamente o que imaginei, então eu jogo a ideia principal nesse roteiro e depois vou desenvolvendo quando tenho tempo. Geralmente penso no início, no meio e no fim dos personagens. Eles têm aquela vida própria que não consigo mudar. Então, vamos dizer que os destinos deles já estão traçados desde que escrevo a primeira linha de um romance ou conto. Daniel e Clarissa conversavam constantemente na minha cabeça, e quando vejo que vou perder a ideia, anoto na primeira coisa que estiver a mão. O celular serve, mas eu adoro ter caderninhos e canetas na bolsa.


BLOG: Um defeito e uma qualidade?


R: Defeito: Eu não sou muito organizada ou disciplinada, tento mudar isso, mas é difícil.

Qualidade: Sou uma pessoa fácil de lidar, procuro ser tolerante e acessível aos outros.


BLOG: Um sonho


R: Viver de escrever e ver minhas mocinhas se encaminharem na vida.


BLOG: Quais as dicas que pode dar a um escritor principiante?


R: Leitura, estudo e busca por criatividade. Deixa florescer a ideia, escreva ela da maneira que vier, depois acerte as arestas da sua história. Organize-a, corrija os erros e os enganos. É bom que o escritor conheça bem a sua língua. Quando mais o seu vocabulário é rico, mais fácil é tecer o texto com palavras que se tornem inteligíveis para mais pessoas. Assim, você terá condições de ser lido por mais pessoas. Mas acima de tudo, divirta-se! Deguste a sua própria história. Acredite em você mesmo(a)!



Biografia da autora.  


Natural de Niterói-RJ, formou-se em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF- Niterói). Após alguns percursos pela clínica e trabalhos em hospitais e em Saúde Pública concluiu seu mestrado em Ensino em Biociências pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Desde que aprendeu a ler sua paixão pelos livros e pela literatura deslanchou, e com ela a escrita foi se aperfeiçoando e um mundo fantástico transbordando para o texto e para o papel. Escreve desde a infância, romances fantásticos e esboços em quadrinhos, mas apenas em 2013 publicou seu primeiro livro, IMPERDOÁVEIS, Depois disso, surgiram convites para produção de materiais didáticos e paradidáticos e para participar de algumas Antologias nas áreas de fantasia, aventura, ficção, suspense e terror. 

Hoje segue escrevendo romances e contos. A continuação da saga Imperdoáveis é seu principal projeto.

Adquira as obras da autora na amazon: Ebooks
E os físicos na loja da editora alarde: Loja virtual alarde

Gostaram?
Até a próxima! 

Nenhum comentário