Entrevista com a autora Camila Pelegrini

 


Oi, gente! Hoje trago uma entrevista super especial que fiz com a autora Camila Pelegrini, confiram aí! 

 BLOG: Quem é a autora? 

R: Não sei se consigo me definir porque corro o risco de ser injusta com a versão atualizada que surge a todo momento hahaha

BLOG: Se você pudesse se descrever em três palavras, quais seriam?

R: Humm, difícil. Mas acho que me descrevo me valendo daquilo a que me sinto mais conectada. Natureza, arte, dualidade.

BLOG: O que te motivou a se tornar escritora?

R: Não houve nenhum estopim ou razão específica. Sempre gostei de escrever, mas em geral produzia pra concursos acadêmicos. A experiência com a ficção surgiu de maneira bem despretensiosa, com uma ideia que me cativou. Desde então compreendi partes muito profundas de mim, a literatura sendo uma delas.


BLOG: Escrever significa...

R: Catarse, pra mim.

BLOG: Quantos e quais são seus livros publicados?

R: Meus livros solo são Sombras do Medo, Aos Olhos de Zoe, Heróis Involuntários, Maldição dos Inocentes e Era uma vez Catarina... a mulher que descobriu uma fenda no céu. Tenho livros em coautoria, participação e organização em várias outras antologia também.


BLOG: Qual o seu livro mais recentemente lançado? 

R: Era uma vez Catarina... a mulher que descobriu uma fenda no céu. Lancei em e-book no final de 2020, uma novela bastante sarcástica e caricata sobre o machismo presente no dia a dia.


BLOG: Qual livro mais te marcou ou é seu favorito entre os que escreveu?

R: Acho difícil dizer. Cada um deles é fruto de um momento, de uma versão do que de mim existia; cada um deles proporcionou uma experiência diversa. Amo todos, do fundo do coração, e honro muito cada história que tive a oportunidade de escrever.


BLOG: Qual dos seus livros foi o mais difícil de escrever?

R: Acho que dentre os lançados, Maldição dos Inocentes. É uma história com um plot um pouco mais complexo do que os demais, com personagens mais ambíguos e uma trama mais densa. Levei bastante tempo pra concluir, porque me senti perdendo o rumo em vários momentos.


BLOG: Como você vê a questão do protagonismo feminino nos livros? 

 Quais instruções você gostaria de dar para alguém que deseja trabalhar esse tema?

R: O protagonismo feminino é premissa básica nos meus livros. Minhas histórias costumam carregar muito do que eu acredito, bastante das minhas lutas, e não consigo separá-las da responsabilidade social que cuido para que minhas obras carreguem. 

Acho fundamental que mais meninas possam se identificar com protagonistas mulheres, em diversos formatos, aventuras, com as mais diferentes qualidades, defeitos e histórias de vida. Durante muito tempo estivemos vinculadas a uns poucos estereótipos, a determinadas expectativas.

Acho muito importante que nossas meninas e mulheres tenham as mais diferentes referências de independência, ainda que seja sobre o processo.

BLOG: O que tem lido ultimamente?

R: Tenho tentado passear entre gêneros, mas estou um pouco mais próxima de thrillers e policiais, em razão do que venho produzindo também.


BLOG: Quais são as suas referências literárias? Quais os seus autores favoritos?

R: Tem muita coisa que amo, mas acho que hoje meus autores favoritos são Chimamanda Ngozi, Andrzej Sapkowski, Carolina de Jesus.

BLOG: Algum dos seus personagens foi inspirado em alguém real?

R: Sim! A Amanda de Sombras do Medo, meu primeiro livro, foi inspirado na minha mãe.


BLOG: Você possui algum ritual para escrever? Gosta de fazer roteiros ou simplesmente deixa a inspiração te levar?

R: Não tenho um ritual. Às vezes escrevo bebendo vinho, às vezes comendo, às vezes em silêncio, às vezes com música haha Trabalho com escaletas, então costumo ter alguns nortes durante a escrita, mas acontece de a história mudar de rumo conforme se constrói. 


BLOG: Um defeito e uma qualidade?

R: Sou teimosa, ansiosa e um pouco introvertida demais. Acho que sou generosa e criativa.

BLOG: Um sonho

R: Me sentir satisfeita comigo e com meu trabalho, independente do que isso signifique.

BLOG: Quais as dicas que pode dar a um escritor principiante?

R: Tenha paciência, leia, escreva, reescreva, não tenha medo de desapegar. Acredite no seu trabalho, ame-o, estude, pesquise, observe. O processo é longo e, honestamente, eterno, mas se ama o que faz, vá fundo!


Biografia da autora  

Com um sonho na cabeça, uma caneta na mão e alguns cachorros aos pés, Camila Pelegrini, advogada e professora de Inglês, descobriu-se também escritora. Agenciada por uma das maiores agências literárias do Brasil, a  Increasy, é autora de vários livros publicados em formato físico e digital. Acredita que livros possuem mais força do que os X-MEN reunidos e costuma unir, em suas histórias, as suas maiores paixões: literatura, animais, mistério e a esperança de um mundo melhor. Além disso, recentemente se tornou a editora responsável pelo selo Inspirium, destinado a publicar literatura feita por mulheres inspiradoras.


Redes sociais da autora: 

Instagram: @cami_pelegrini 

Obras na Amazon  : Ebooks


Amei demais essa entrevista, gente! Camila é uma das Autoras que mais admiro, a conheci por meio de Maldição dos inocentes que é uma obra incrível e pretendo ler as demais também. 

Conheçam o trabalho dela e vão se apaixonar. 

Foi um prazer te entrevistar e te conhecer um pouco melhor, Camila ❤️❤️


Até a próxima, gente! 



Nenhum comentário