Entrevista com a autora Helena Medeiros

 

  

    Oi, pessoal! Hoje trago mais uma entrevista super legal com uma autora nacional, dessa vez a entrevistada é a autora e também designer Helena Medeiros. 


Entrevista com a autora 


BLOG: Quem é a autora?


R: Sou uma pernambucana apaixonada pela escrita, leitura, música, natureza e animais.    
E sempre gosto de aprender algo novo.


BLOG: Se você pudesse se descrever em três palavras, quais seriam?


R: Ansiedade, procrastinação e imaginação (risos).


BLOG: O que te motivou a se tornar escritora?


R: Sempre gostei de escrever como uma forma de ajudar a mim mesma, já que nem sempre tive pessoas que me compreendessem, escrever sempre me ajudou a colocar meus sentimentos para fora e me entender. 

Mas a publicação veio da vontade de compartilhar meus pensamentos e ideias com outras pessoas e tentar transmitir algo positivo (sim, eu fazia isso até no terror kkk).


BLOG: Escrever significa...


R: Me salvar e, quem sabe, ajudar pessoas a se salvarem também.


BLOG: Quantos e quais são seus livros publicados?


R: Quatro como Helena Medeiros: Última Chance para o Amor, Love BeforebSongs, Love Before Fears e Tudo o que Aprendi Até Aqui. E um com pseudônimo haha.


BLOG: Qual o seu livro mais recentemente lançado? 


R: Tudo o que aprendi até aqui. E em breve teremos o físico do Love Before Fears, pela The Books Editora.


BLOG: Qual livro mais te marcou ou é seu favorito entre os que escreveu?


R: O Última Chance para o Amor. Foi meu primeiro e me ensinou muito. Além disso, graças a ele eu enxerguei que estava em um relacionamento abusivo e decidi terminar. Além de homenagear minha cadela que eu amava muito, ela adoeceu e faleceu durante o processo de escrita, quando faleceu eu tinha que escrever um final feliz, então foi um desafio, mas fiquei orgulhosa depois. Então
o UCPOA me ajudou muito, especialmente no momento da dor.


BLOG: Qual dos seus livros foi o mais difícil de escrever?


R: Tudo o que aprendi até aqui. Passei um ano para terminá-lo, porque tinha gatilho sempre que escrevia. Como Serena, mostrei muito das minhas dores, angústias, medos, traumas e aprendizados.


BLOG: Como você vê a questão da representatividade nos livros?
Quais instruções você gostaria de dar para alguém que deseja trabalhar esse
tema? Você trabalha esses temas?


R: Acho muito importante, mas é algo para se trabalhar com cuidado.
Especialmente quando não fazemos parte do que queremos representar no livro. Eu escrevi sobre a Laura, em um conto, ela é escritora e tem síndrome de Down. Ainda preciso finalizar o livro dela, e mesmo tendo convivido com pessoas com a síndrome, quero pesquisar ainda mais para colocar realismo ao tema. Sugiro que se não faz parte (e talvez até fazendo, já que sempre temos várias formas de ver o mesmo) pesquise muito: livros, filmes, séries... e também fale com pessoas que façam parte do que você deseja escrever e/ou as observe bastante.

BLOG: O que tem lido ultimamente?


R: Livros de romance, fantasia e autoajuda.


BLOG: Quais são as suas referências literárias? Quais os seus autores
favoritos?


R: José de Alencar foi minha maior referência. Gosto muito da Clarissa Corrêa, que é uma autora contemporânea, os textos dela sempre me inspiram.


BLOG: Algum dos seus personagens foi inspirado em alguém real?


R: Vários kkkk, mas nunca completamente, um pouco da personalidade de um, um pouco dos gostos de outro. O Pedro, por exemplo, eu inspirei no meu ex (que era atual na época) sem nem perceber.


BLOG: Você possui algum ritual para escrever? Gosta de fazer roteiros ou
simplesmente deixa a inspiração te levar?


R: Eu sempre escrevo o resumo geral e penso "muitooooooo" na história e me conecto com os personagens antes de começar a escrever e quando começo também, tanto que geralmente sonho com eles.


BLOG: Um defeito e uma qualidade?


R: Defeito: ficar irritada facilmente. Acho que preciso de férias kkk.
Qualidade: empatia. Sempre procuro me colocar no lugar da pessoa e entendê-
la, mesmo quando ela é babaca comigo.


BLOG: Um sonho.

R: Serei clichê em dizer, mas lá vai: viver de escrita.


BLOG: Quais as dicas que pode dar a um escritor principiante?


R: Não desista, escute apenas críticas que sejam úteis e procure ignorar aqueles que querem te fazer parar. Estude sobre, leia muito e escreva sempre. Quanto mais escrever, melhor ficará. Não se preocupe se estiver começando “no escuro” e sozinho, aos poucos vai encontrar outros escritores no caminho.
Muito cuidado com editoras e alguns autores também. Do mesmo jeito que existem os bons, há os que querem destruir seus sonhos e te desmotivar; então esteja atento.

Biografia da autora 

Maria Helena Medeiros de Novaes, ou simplesmente Helena Medeiros, nasceu em 1990, é pernambucana e apaixonada por animais e livros. Trabalha como Designer Gráfico, sob o nome fantasia Ramificando Designs. E também é Engenheira Agrônoma, formada pela UFRPE/UAST.
Possui contos e livros publicados na Amazon, inclusive uma coletânea de contos de romance e terror em parceria com o escritor Geovane Gomes, chamado Um Amor e Um Terror, também publicada em livro físico. Organizou e tem conto publicado em antologias como Belas & Fatais e Como se fosse um dorama; e uma antologia com poemas e crônicas, chamada Escreva como uma Mulher. Além do Love Before Songs, possui os livros Última Chance para o Amor e Tudo o que aprendi até aqui, publicados em formato físico e digital, estes últimos de forma independente.

 

Redes sociais da autora: 

Instagrams: @ramificandodesigns / @ramificandoideiaserealidade 

/ @escritorahelenamedeiros

Ebooks na amazon: Compre aqui

 

E aí gostaram? Já li alguns trabalhos da Helena e fiz resenha lá no insta do blog, o @blogmergulhonaliteratura e um deles foi o fofinho e maravilhoso Love Before Songs, para quem ama doramas, kpop e um romance gostoso pra sair ressaca literária, fica a dica. Pretendo ler mais trabalhos da autora e amei conhecer um pouco mais sobre ela.  Obrigada, querida Helena pela entrevista. 

Até mais, gente!  

Um comentário