Entrevista com a autora Vanessa Passos


Oi, pessoal! Hoje trago a entrevista que fiz com essa autora e também mentora de escrita, a Vanessa Passos. 


      Entrevista com a autora 


BLOG: Quem é a autora?


R: Sou Vanessa Passos. Escritora, professora de escrita literária, Doutoranda em Literatura, mediadora de leitura e produtora cultural. Venho repetindo, desde que li "Cartas a um jovem poeta", do Rainer Maria Rilke, que morreria se deixasse de escrever.


BLOG: Se você pudesse se descrever em três palavras, quais seriam?


R: Esforçada. Teimosa. Incansável.


BLOG: O que te motivou a se tornar escritora?


R: Ler. Um escritor é antes de tudo um leitor. Daí veio a vontade de escrever minhas próprias histórias.


BLOG: Escrever significa...


R: Vou pegar emprestado um trecho do meu romance A filha primitiva: "Dói parir palavras, dói mais ainda ficar com elas dentro".


BLOG: Quantos e quais são seus livros publicados?


R: Tenho diversos contos vencedores de concursos literários e em antologias. Meus livros são:

• Manual de estilo e criação literária com a artesã Lygia Bojunga (2018)

• Fábrica de histórias (2019)

• A mulher mais amada do mundo (2020)

• A filha primitiva (2021)


BLOG: Qual o seu livro mais recentemente lançado? 


R: Meu romance A filha primitiva, que está concorrendo ao Prêmio Kindle de Literatura.


BLOG: Qual livro mais te marcou ou é seu favorito entre os que escreveu?

R: A filha primitiva marcou minha trajetória literária quanto ao meu estilo e modo de me colocar como escritora na literatura. 


BLOG: Qual dos seus livros foi o mais difícil de escrever?

R: Certamente, A filha primitiva. Foram 4 anos escrevendo e 11 versões até o término do livro. Uma personagem difícil, uma estrutura desafiadora - com personagens que não são nomeadas e diálogos que não são demarcados. Uma linguagem nua e crua. 


BLOG: Como você vê a questão da representatividade nos livros? Quais instruções você gostaria de dar para alguém que deseja trabalhar esse tema?  


R: A representatividade é importante na vida e na literatura. Para quem deseja trabalhar com temas assim precisa se vestir de alteridade e de empatia, da capacidade de se colocar no lugar do outro.


BLOG: O que tem lido ultimamente?


R: Eu sempre estou lendo uma mulher. Neste momento, a maravilhosa Andrea Del Fuego, com o romance "A pediatra".


BLOG: Quais são as suas referências literárias? Quais os seus autores favoritos?


R: Também são mulheres. Pra mim, elas vão dominar o mundo e a literatura. Clarice Lispector, Virginia Woolf, Lygia Bojunga, Giovana Madalosso, Natalia Timerman, Carola Saavedra.


BLOG: Algum dos seus personagens foi inspirado em alguém real?


R: Sim. A personagem do meu conto premiado intitulado "Meu nome era Alice" foi inspirado na minha avó Alice.


BLOG: Você possui algum ritual para escrever? Gosta de fazer roteiros ou simplesmente deixa a inspiração te levar?


R: Pra mim, o planejamento é essencial. O escritor planeja para ser livre. Antes de me dedicar a um livro faço o planejamento. Gosto de ler sempre antes de começar a escrever. Sempre leio em voz alta e, às vezes, escrevo com música.


BLOG: Um defeito e uma qualidade?

Defeito: teimosia   

Qualidade: minha ação. Não fico esperando, vou lá e faço - por mim e por quem segue comigo. Acho que caminhar junto é bem melhor.


BLOG: Um sonho


Que a COVID-19 acabe. E conquistar leitores no mundo todo.


Biografia da autora 


   Vanessa Passos é escritora, professora de escrita criativa, consultora literária, pesquisadora, produtora cultural e mediadora de leitura. É Doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Teve textos vencedores em diversos concursos literários e participação em várias antologias. É autora dos livros Manual de estilo e criação literária com a artesã Lygia Bojunga (2018), Fábrica de histórias (2019) e A mulher mais amada do mundo (2020). A filha primitiva (2021) é sua estreia no romance, o livro está concorrendo ao Prêmio Kindle de Literatura. É também idealizadora do Programa Formação de Escritores. É fundadora do Pintura das Palavras, criou o curso 321escreva (curso online de escrita), dá consultoria literária e promove eventos literários. O Pintura das Palavras hoje já alcança mais de 13.000 pessoas nas redes sociais, aspirantes a escritores.



Bom pessoal, espero que tenham gostado. 

Amei te conhecer mais Vanessa❤️


Sigam a autora nas redes sociais 


Instagrams: @vanessapassos.escritora e @pinturadaspalavras 


Obras da autora na Amazon  


Até a próxima! 


Nenhum comentário